Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Artefatos históricos são devolvidos à Ucrânia após longa disputa com a Rússia

    Objetos de museus da Crimeia foram emprestados à Holanda após a ocupação russa da região, em 2014

    Mais de 500 itens foram entregues ao Museu Nacional da História da Ucrânia, em Kiev
    Mais de 500 itens foram entregues ao Museu Nacional da História da Ucrânia, em Kiev Museu Nacional da História da Ucrânia no centro de Kiev, Ucrânia20/04/2017REUTERS/Valentyn Ogirenko

    Yuliia DysaFelix Lightda Reuters

    Artefatos citas antigos de museus da Crimeia, região ocupada pela Rússia, foram devolvidos à Ucrânia após uma disputa legal sobre os direitos de propriedade, informou um museu ucraniano na segunda-feira (27).

    Durante o período de batalha judicial sobre a propriedade, os objetos passaram quase uma década na Holanda. Mais de mil artefatos, incluindo um capacete e um ornamento dourado de ouro maciço, foram emprestados ao Museu Allard Pierson, em Amsterdã, quando as tropas russas tomaram e anexaram a península, em 2014.

    Tanto a Ucrânia quanto os museus localizados no território controlado por Moscou reivindicaram os direitos de propriedade das peças quando a exposição terminou. Os itens datam da época em que o povo cita viveu na área, entre os séculos 7 e 3 a.C.

    “Após quase 10 anos de audiências judiciais, os artefatos de quatro museus da Crimeia que foram apresentados na exposição ‘Crimeia: ouro e segredos do Mar Negro’ em Amsterdã retornaram à Ucrânia”, informou o Museu Nacional de História da Ucrânia.

    A instituição pontuou que o Museu Allard Pierson havia devolvido 565 itens, incluindo esculturas antigas, joias citas e sármatas e caixas de laca chinesas, acrescentando que a coleção será armazenada no museu até a desocupação da Crimeia.

    O Museu Allard Pierson destacou que os artefatos haviam sido devolvidos a Kiev no domingo (26).

    “Esse foi um caso especial, no qual o patrimônio cultural se tornou vítima de desenvolvimentos geopolíticos”, disse Els van der Plas, diretora do Allard Pierson.

    “Estamos satisfeitos com o fato de ter havido clareza [na resolução] e de eles terem sido devolvidos”, complementou.

    Em junho, a Suprema Corte holandesa decidiu que os itens deveriam ser devolvidos à Ucrânia. Kiev entende que os artefatos fazem parte de seu patrimônio nacional, enquanto os museus controlados por Moscou afirmaram que eles tinham que retornar à península devido aos termos do empréstimo.

    Na segunda-feira (27), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi citado pela agência de notícias estatal russa Tass como tendo dito que os artefatos “pertencem à Crimeia e deveriam estar lá”.