Armas alemãs estão fazendo a diferença no leste da Ucrânia, diz chanceler
Declaração de Olaf Scholz aconteceu durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro de Israel nesta segunda-feira (12)
A Alemanha forneceu “armas muito eficientes, que estão fazendo a diferença na batalha atual” no leste da Ucrânia, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, nesta segunda-feira (12), em Berlim.
“O que entregamos com nosso tanque antiaéreo Gepard, o Howitzer 2000 autopropulsado e o lançador de foguetes múltiplos MARS são as armas que estão realmente contribuindo para a possibilidade de mudar os resultados na batalha oriental, como vemos atualmente”, afirmou Scholz.
O chanceler também pontuou que a Alemanha se comprometeu a entregar o sistema de defesa aérea Iris-T para a Ucrânia e que o país decidiu encomendar mais desses dispositivos.
Apesar de as demandas cada vez mais urgentes de Kiev por tanques modernos, a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, continua a recusar a entrega desses veículos do tipo Marder ou Leopard.
“Nenhum país entregou veículos de combate de infantaria ou tanques de guerra construídos no Ocidente até agora”, explicou Lambrecht durante um painel de discussão sobre a estratégia de segurança nacional no Conselho Alemão de Relações Exteriores (DGAP).
A Alemanha entregou sistemas de armas que exigem treinamento, como o Howitzer-2000, ressaltou a ministra, mas observou que era uma questão de urgência entregar “tanques projetados pelos soviéticos que possam ser usados para combate imediato na Ucrânia”.
O governo alemão destacou que não agirá unilateralmente, mas Scholz sublinhou apoio contínuo à Ucrânia “enquanto for necessário”.