Argentina detecta primeiro caso da variante Ômicron no país
Viajante está vacinado contra a Covid-19, estava assintomático e permanece em quarentena, afirmou o Ministério da Saúde argentino
A Argentina detectou seu primeiro caso da nova variante do coronavírus, a Ômicron, disse o Ministério da Saúde do país em um comunicado no domingo (5).
O paciente é um residente de 38 anos da província argentina de San Luis que veio da África do Sul após participar de um evento de trabalho no país. Ele retornou à Argentina em 30 de novembro e está totalmente vacinado, além de ter tido Covid-19 em março.
O homem testou negativo antes de sua viagem de volta à Argentina, onde chegou através dos Estados Unidos. Quando desembarcou no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, fez um teste de antígeno e novamente teve resultado negativo. Mesmo assim, tem estado em quarentena desde sua chegada.
Na quinta-feira (2), o viajante descobriu que as pessoas com quem entrou em contato no evento de trabalho na África do Sul testaram positivo para a Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde da Argentina.
Ele, então, fez um teste de antígeno e PCR, apesar de assintomático, e testou positivo para ambos.
As autoridades provinciais informaram as autoridades nacionais e a amostra do paciente foi enviada para o Laboratório Nacional de Referência para o sequenciamento genômico.
Quatro dos contatos próximos do paciente estão em quarentena e não apresentam sintomas. Eles testaram negativo em testes PCR, mas serão testados novamente no final do período de quarentena, de acordo com a declaração do Ministério da Saúde.
*Esta matéria foi traduzida. Leia a original, em espanhol