Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arábia Saudita diz que não terá relações diplomáticas com Israel sem um Estado palestino independente

    Maioria dos Estados árabes e islâmicos não reconhece Israel; Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita impõe condição de que a agressão israelense na Faixa de Gaza cesse

    Bandeira da Arábia Saudita no consulado do país em Istambul, na Turquia
    Bandeira da Arábia Saudita no consulado do país em Istambul, na Turquia Huseyin Aldemir/Reuters

    Hamdi Alkhshalida CNN

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita comunicou nesta quarta-feira (7) que não terá relações diplomáticas com Israel sem o estabelecimento de um Estado palestino independente.

    “O Reino comunicou a sua posição firme à administração dos EUA de que não haverá relações diplomáticas com Israel a menos que um Estado palestino independente seja reconhecido nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

    A condição seria que “a agressão israelense na Faixa de Gaza cessasse e todas as forças de ocupação israelenses se retirassem da Faixa de Gaza”, disse o comunicado.

    Estado palestino

    A maioria dos Estados árabes e islâmicos não reconhece Israel e a exigência do estabelecimento de um Estado palestino é uma posição saudita de longa data.

    Mas poucas semanas antes de o Hamas lançar o seu ataque a Israel, em 7 de outubro de 2022, Riade disse que estava cada vez mais perto de normalizar as relações diplomáticas com o Estado judeu.

    Especialistas dizem que o preço que a Arábia Saudita exigiria em troca da normalização seria mais elevado agora do que antes da guerra de Gaza, uma vez que Riade poderá sentir-se compelida a extrair mais concessões dos Estados Unidos e de Israel.

    O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na terça-feira que a Arábia Saudita ainda tem um “forte interesse” em normalizar as relações com Israel.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original