Aqui é o lugar onde os carros usados dos EUA vão parar
Milhões de veículos enviados do território norte-americano para África e Ásia são “poluentes ou inseguros”, de acordo com as Nações Unidas
Parado no chão de pedra do movimentado estacionamento Fifa Park, Rokeeb Yaya está pechinchando o preço de um carro vermelho escuro.
É um entre algumas centenas de veículos, estacionados em longas filas que se estendem pelo vasto estacionamento – alguns brilhantes e com aparência de novos, outros amassados e empoeirados.
O carro que Yaya está de olho, um Ford Escape 2008 fabricado nos Estados Unidos, está à venda por cerca de US$ 4.000 (cerca de R$ 20.000).
É relativamente acessível – os carros americanos são mais baratos do que a maioria das outras marcas do mercado – e ele quer trocar sua moto por um carro. Ele não está interessado na história do veículo, disse, apenas que pode pagar.
Mas como este Ford acabou aqui – em um dos maiores estacionamentos de carros na cidade portuária de Cotonou – ajuda a contar uma história maior sobre como muitos dos carros consumistas do Ocidente estão começando uma segunda vida na África Ocidental.
O Ford de 14 anos chegou ao Benin vindo dos Estados Unidos no ano passado, após ser vendido em um leilão de automóveis.
Os registros do carro revisados pela CNN mostram que ele teve três proprietários anteriores na Virgínia e em Maryland e registrou mais de 252.000 milhas na estrada (mis de 400.000 quilômetros).
Ele teve um recall anterior para sua direção hidráulica, mas ao contrário de alguns dos outros carros no estacionamento, ele chegou em uma condição relativamente boa – não havia sofrido nenhum acidente relatado.
Este velho SUV é apenas um dos milhões de carros usados que chegam todos os anos à África Ocidental vindos de países ricos como Japão, Coreia do Sul, países europeus e, cada vez mais, dos Estados Unidos. Muitos deles acabam no Benin, um dos principais importadores de veículos usados da África.
Espera-se que o fluxo de carros usados indo para os portos da África Ocidental aumente com a mudança do Ocidente para veículos elétricos.
Como os países ricos estabelecem metas agressivas para levar os consumidores a veículos elétricos para reduzir a poluição que aquece o planeta , os carros movidos a gasolina não vão necessariamente desaparecer.
Em vez disso, muitos serão enviados a milhares de quilômetros de distância para países em desenvolvimento como Benin, onde as populações estão crescendo, juntamente com a demanda por carros usados.
Especialistas dizem que o efeito será desviar os problemas climáticos e ambientais para os países mais vulneráveis à crise climática, minando suas próprias tentativas de reduzir a poluição que aquece o planeta.
Demanda explosiva
O mercado global de veículos leves usados cresceu quase 20% de 2015 a 2019, quando mais de 4,8 milhões foram exportados.
Houve uma ligeira queda nas exportações em 2020, quando a pandemia de Covid começou, mas os números agora estão “crescendo muito rapidamente”, disse à CNN o funcionário do Programa Ambiental das Nações Unidas, Rob de Jong.
Os EUA exportam cerca de 18% dos veículos usados do mundo, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Estes viajam por todo o mundo, incluindo o Oriente Médio e a América Central, mas muitos vão para a Nigéria, Benin e Gana.
Alguns deles são carros recuperados que sofreram acidentes, foram inundados ou são muito velhos – que são leiloados para peças. Outros são carros usados inteiros que as concessionárias de carros dos Estados Unidos estão tentando vender.
“Muitos deles serão Hyundais, Toyotas e sedãs de dois a cinco anos”, disse Dmitriy Shibarshin, diretor de marketing da West Coast Shipping, empresa especializada em remessa internacional de carros. “São principalmente os carros econômicos que são enviados para lá.”
A empresa de Shibarshin e outras são “como a FedEx” para carros, disse ele. Sua empresa geralmente se especializa em veículos de luxo, mas também envia carros mais baratos.
Nos principais países africanos, como Quênia e Nigéria, mais de 90% dos carros e caminhões são veículos usados do exterior.
No Quênia, onde de Jong está baseado, a frota de veículos dobra a cada oito anos; ruas que costumavam ser desprovidas de carros agora estão congestionadas, disse ele.
Há um enorme apetite por esses veículos usados. “Você tem uma população muito jovem que está ficando cada vez mais rica a cada dia”, disse Etop Ipke, CEO da Autochek África, um mercado on-line para carros.
“A primeira coisa que eles querem fazer, já que podem pagar, é alguma mobilidade”, disse ele.
Mas, ao contrário dos Estados Unidos, poucos compradores em potencial têm acesso ao crédito, então carros novos geralmente estão fora de alcance.
“Essa é fundamentalmente a razão pela qual não conseguimos melhorar a qualidade” dos carros vendidos, disse Ipke. “Não é como se as pessoas quisessem dirigir carros usados; é uma questão de acessibilidade.”
Especialistas dizem que a demanda por carros usados pode explodir ainda mais à medida que a adoção de carros elétricos no Ocidente aumenta a oferta de carros usados para os países africanos.
Quase um em cada cinco veículos vendidos globalmente este ano será elétrico, de acordo com a Agência Internacional de Energia, em comparação com menos de 5% em 2020. China, Europa e Estados Unidos lideram o mercado de veículos elétricos, disse a agência.
Em estados como Nova York e Flórida, onde os consumidores estão comprando mais veículos elétricos, as concessionárias estão cada vez mais procurando no exterior um lugar para vender seus modelos mais antigos movidos a gasolina, de acordo com Matt Trapp, vice-presidente regional da enorme empresa de leilões de automóveis Manheim.
Esses estados também têm operações portuárias robustas, tornando-os um local ideal para enviar carros usados para a África. “Está estabelecendo uma dinâmica realmente complementar”, disse Trapp à CNN.
“Não estou surpreso em ver como o mercado de exportação está se tornando robusto”, disse Trapp.
“Vamos ver essa dinâmica cada vez mais. Quando [concessionárias de automóveis] virem demanda em outros mercados, encontrarão uma maneira de movimentar o metal para lá.”
Do ponto de vista do PNUMA, nem todos os carros movidos a gasolina são preocupantes – são os mais antigos, que tendem a poluir mais e ser menos seguros, disse De Jong.
Há evidências de que a crescente demanda por veículos na África está realmente resultando em mais carros antigos e recuperados sendo enviados para o continente recentemente do que há 20 anos.
“O que vemos no momento é uma grande variedade de veículos usados sendo exportados do norte global para o sul global”, disse de Jong. “Não só o número está aumentando, mas a qualidade está diminuindo.”
“Poluidor ou inseguro”
Em uma seção do Fifa Park, a CNN encontra um Dodge Charger de 16 anos, desgastado pelo tempo.
“Acabamos de vendê-lo por 3 milhões de XOF [cerca de US$ 4.500] (R$ 22 mil)”, disse o vendedor, que não quis ser identificado, sobre o veículo que chegou ao Benin vindo dos Estados Unidos há dois anos.
Estacionado em frente ao Charger está um Ford Winstar de 24 anos que foi enviado dos Estados Unidos para Benin no ano passado. É uma alternativa mais barata para compradores de carros de baixa renda que não podem comprar modelos mais novos.
O revendedor de automóveis Abdul Koura disse que os carros americanos e canadenses são muito desejáveis para os importadores, que muitas vezes trazem carros que sofreram acidentes, disse ele à CNN.
“Eles consertam esses carros e os revendem para lucrar”, disse Koura, cujo espaço no parque Fifa de Cotonou inclui mais de 30 veículos usados importados do Canadá.
Victor Ojoh, um negociante de carros nigeriano que frequenta o Fifa Park, disse à CNN que muitas vezes é possível dizer a origem de um carro pelo que há de errado com ele.
“Os carros que soltam fumaça são principalmente dos EUA”, disse Ojoh. “Os carros do Canadá são em sua maioria carros inundados que começam a desenvolver falhas elétricas.”
Alguns veículos importados estão sem seus conversores catalíticos, dispositivos de controle de emissões de escapamento que filtram gases tóxicos. Os conversores catalíticos contêm metais valiosos , incluindo platina, e podem custar até US$ 100 no mercado negro.
Alguns dos carros são enviados sem conversores catalíticos ou são removidos pelos revendedores na chegada, disse Ojo.
Milhões de carros enviados para a África e a Ásia dos EUA, Europa e Japão são “poluentes ou inseguros”, de acordo com o PNUMA .
“Muitas vezes com componentes defeituosos ou ausentes, eles expelem fumaça tóxica, aumentando a poluição do ar e dificultando os esforços para combater as mudanças climáticas.”
Os regulamentos destinados a reduzir a poluição e aumentar a segurança dos carros importados na África Ocidental tendem a ser fracos. Mas tentativas foram feitas recentemente para torná-los mais rígidos.
Em 2020, Benin e 14 outros membros do bloco da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental concordaram com um conjunto de regulamentos de emissões de veículos na região, incluindo um limite de idade de 10 anos para veículos usados e limites para a quantidade de poluição de carbono que os carros podem emitir. produzir.
Mas não está claro o quão estritamente eles estão sendo aplicados.
Funcionários do PNUMA, incluindo de Jong, também conversaram com funcionários dos EUA e da União Europeia (UE) sobre a adoção de novos regulamentos que reprimiriam o envio de carros muito velhos ou velhos para países em desenvolvimento.
Essas conversas estão em estágios iniciais e ainda não resultaram em nenhum compromisso.
Ainda assim, de Jong disse que a mudança climática e as emissões globais tornaram a conversa sobre carros usados “um jogo diferente”.
O aumento das remessas de carros mais velhos e mais poluentes é um problema tanto para os países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento onde eles estão sendo conduzidos, acrescentou.
“Hoje, com a mudança climática, realmente não importa onde as emissões estão ocorrendo”, disse de Jong. “Seja em Washington, DC ou Lagos, não faz diferença.”
Ipke não acha inevitável que a África aceite todos os velhos carros movidos a gasolina que o Ocidente não quer mais.
Ele espera que a transição para veículos elétricos chegue também ao continente africano, embora isso exija melhorias significativas na infraestrutura de carregamento.
“Em termos de onde a África vai, a transição não deve ser necessariamente de carros usados para novos motores de combustão, deve ser de carros usados para veículos elétricos”, disse Ipke.
“Acho que o continente tem que estar preparado para veículos elétricos, usados ou novos, porque essa é a direção que o mundo está tomando.”
Para Yaya, porém, tudo isso parece muito distante. O que o trouxe ao Fifa Park, e ao velho Ford SUV, foi a falta de outras opções.
“Só posso comprar o que meu dinheiro pode pagar”, disse ele.