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    Após 10 anos, o mundo está mais perto de encontrar o voo MH370?

    Voo comercial da Malaysia Airlines desapareceu do mapa com 239 pessoas a bordo em 8 de março de 2014; familiares pedem nova missão de busca e dizem que esperança está em tecnologias avançadas

    Visitantes escrevem mensagens no Dia da Memória do MH370 em Petaling Jaya, Malásia, em 3 de março de 2024
    Visitantes escrevem mensagens no Dia da Memória do MH370 em Petaling Jaya, Malásia, em 3 de março de 2024 Supian Ahmad/NurPhoto/Getty Images

    Chris Lauda CNN

    Nos últimos 10 anos, o MH370 permaneceu um dos maiores mistérios da era moderna.

    Um avião comercial com um forte histórico de segurança transportando 239 pessoas desapareceu do mapa, gerando uma grande variedade de teorias, livros e documentários concorrentes e deixando as famílias dos que ficaram para trás se perguntando todo dia 8 de março: o que aconteceu com aqueles a bordo do voo 370 da Malaysia Airlines?

    Em uma época em que caixas negras são retiradas com sucesso das profundezas do oceano e pedaços inteiros de um avião abatido são meticulosamente reunidos para determinar o que causou a catástrofe, o destino do MH370 permanece irritantemente evasivo.

    É um acidente de avião sem avião. Um desastre sem provas conclusivas do que aconteceu às suas vítimas. Uma história com a qual qualquer pessoa que embarca em um voo comercial se identifica instantaneamente, mas que, pelo menos por enquanto, não tem um capítulo final.

    No entanto, muitos especialistas acreditam que ainda há uma forte probabilidade de os destroços do MH370 serem localizados, se alguém olhar com atenção e – o que é crucial – desembolsar a espantosa quantidade de dinheiro que poderá ser necessária para atingir esse objetivo.

    Para Jiang Hui, que perdeu a mãe no desastre, essa época do ano é especialmente difícil – e não apenas por causa do aniversário de 8 de março. Qingming, o festival anual em que os chineses visitam e limpam os túmulos dos seus antepassados, acontece no início de abril.

    “Mas nunca encontramos o MH370. Nunca encontrei minha mãe”, disse Jiang à CNN. “Não posso homenagear minha mãe como todo mundo”.

    Sua mãe, Jiang Cuiyun, ainda está listada como “desaparecida” em seu país de origem, na China, disse ele. “Só encontrarei minha mãe se conseguirem encontrar o MH370”, acrescentou.

    O voo 370 da Malaysia Airlines com destino a Pequim saiu do radar logo após partir da capital da Malásia, Kuala Lumpur, na madrugada de 8 de março de 2014.

    Jiang Hui fala à CNN em entrevista em Pequim em 21 de novembro de 2023, dias antes de um tribunal chinês começar a ouvir ações judiciais sobre o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines / Reprodução/CNN

    A decolagem transcorreu sem intercorrências. O voo atingiu a altitude de cruzeiro de 35 mil pés e os pilotos conversaram brevemente com o tráfego aéreo vietnamita enquanto o avião seguia em sua rota padrão. Depois disso, a aeronave parou de se comunicar e desapareceu do radar quando fez uma curva inesperada para oeste.

    Desde então, fragmentos aparentes foram parar na costa leste da África e nas ilhas do Oceano Índico, onde se acredita que a aeronave e as pessoas a bordo encontraram seu destino. Mas até hoje o corpo da aeronave e sua caixa preta nunca foram encontrados. Acredita-se que tenha caído. Mas ainda não sabemos por quê.

    Uma nova busca?

    Essa semana, muitos entes queridos dos desaparecidos voltaram à Malásia para instar as autoridades locais a relançarem uma busca antes do aniversário dessa sexta-feira (8).

    “Houve navios perdidos que foram encontrados depois de centenas de anos. Portanto, não podemos dizer que esse avião nunca será encontrado”, disse um membro familiar, V.P.R Nathan, à Reuters durante um recente evento de celebração. Sua esposa Anne Daisy estava a bordo do MH370. “Claro que ele pode ser encontrado. É uma questão de tempo”, afirmou.

    Especialistas em aviação dizem à CNN que a tecnologia de detecção aprimorada provavelmente aproximará as famílias do avião desaparecido mais do que nunca, se a busca for reiniciada.

    Mas isso não será barato. Centenas de milhões de dólares foram gastos na exploração de mais de 710 mil quilômetros quadrados do Oceano Índico até 2018, mas nada aconteceu que mudasse a nossa compreensão daquela já disponível desde os primeiros dias.

    A empresa de exploração marítima Ocean Infinity, sediada nos Estados Unidos, está oferecendo ao governo da Malásia outro acordo “se não localizar, não cobra” – como fizeram em 2018 – mas os especialistas observaram que as autoridades teriam que pagar se a aeronave fosse encontrada.

    Militar australiano em aeronave de busca de voo MH370 da Malaysia Airlines / REUTERS/Paul Kane/Pool

    Para encorajamento das famílias, as autoridades malaias fizeram algumas observações positivas sobre a perspectiva de uma nova busca. No domingo (3), o ministro dos Transportes, Anthony Loke, disse que o seu país “faria todo o possível para resolver esse mistério de uma vez por todas”.

    Ele disse que seu ministério está “pronto” para discutir uma nova proposta de busca “crível” com a Ocean Infinity e fará “todo o possível” para obter a aprovação do Gabinete para um novo contrato com a empresa.

    “À medida que nos aproximamos dos 10 anos de recordação dessa tragédia comovente, é uma lembrança dolorosa da jornada de uma década de dor e resiliência que os entes queridos das vítimas suportaram”, disse ele.

    Oliver Plunkett, CEO da Ocean Infinity, disse que desde a busca de 2018, a empresa tem aprimorado sua robótica e tecnologia de exploração marítima, enquanto trabalha com analistas para restringir as áreas de busca a “aquela em que o sucesso se torne potencialmente alcançável”. “Esperamos voltar à busca em breve”, disse ele em nota recente.

    Mas nem a Ocean Infinity nem o governo da Malásia deram detalhes mais concretos sobre os seus possíveis planos.

    Teorias concorrentes

    Com poucos fatos estabelecidos, o desaparecimento do MH370 confundiu o mundo e desencadeou todos os tipos de teorias ao longo dos anos, desde falhas mecânicas a erros acidentais ou deliberados do piloto e até mesmo algum tipo de sequestro.

    O ponto em que os fatos terminam e o mistério começa é por volta dos 40 minutos de voo, quando o transponder do avião parou de transmitir. Seus sinais logo desapareceram dos radares civis e militares. Rastros subsequentes levaram os especialistas a concluir que a aeronave havia saído drasticamente do curso.

    Malaios se reúnem em vigília à luz de velas marcando um mês do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, em 8 de abril de 2014, em Kuala Lumpur. / Firdaus Latif/NurPhoto/Corbis via Getty Images

    Em vez de voar para nordeste através do Mar do Sul da China, os analistas acreditam que o avião voltou e planou inexplicavelmente para sul sobre o Oceano Índico, um dos locais mais remotos do mundo em termos de monitoramento de voos devido à falta de satélites de imagem, segundo especialistas em aviação.

    “Isso tem todas as características de um suspense de espionagem. E capturou a imaginação do mundo”, disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com. “Todos podem embarcar em um Boeing 777. Todos podem voar de Kuala Lumpur a Pequim”, disse ele. “É tão real”.

    Uma busca inicial, realizada pela Malásia, China e Austrália e estimada em 200 milhões de dólares australianos, foi cancelada em janeiro de 2017, depois de não ter sido possível encontrar qualquer vestígio. A Ocean Infinity foi então contratada pelo governo da Malásia sob a cláusula “se não localizar, não cobra”. Mas a sua busca de 90 dias em 2018 também não deu frutos.

    Richard Quest, editor geral de economia da CNN e ex-correspondente de aviação, disse que, apesar de anos de esforços de busca, “a verdade é que não estamos mais perto de saber exatamente o que causou o desaparecimento do avião”.

    “A esperança é que novas técnicas de busca, novos equipamentos e uma melhor compreensão do que aconteceu com o avião tornem essa busca um sucesso”, disse Quest, autor de “The Vanishing of Flight MH370”.

    Avanço na tecnologia

    Os especialistas em aviação estão confiantes em um avanço, caso uma nova busca seja realizada. Eles apontaram para uma tecnologia chamada Weak Signal Propagation Reporter, ou WSPR, lançada em 2008. A tecnologia se tornou popular entre aqueles que procuram o MH370 nos últimos anos.

    Os rádios amadores usam a tecnologia para rastrear a força dos sinais de rádio em todo o mundo e os dados que coletam detectam anomalias causadas por vários tipos de interferências, que incluem a passagem de um voo, explicou o engenheiro aeroespacial britânico aposentado Richard Godfrey à CNN.

    Avião da Malaysia Airlines no Aeroporto Internacional Manila Ninoy Aquino, em julho de 2019, nas Filipinas
    Avião da Malaysia Airlines no Aeroporto Internacional Manila Ninoy Aquino, em julho de 2019, nas Filipinas / Photo by Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

    Godfrey disse que rastreou os dados com a WSPR até a época em que o MH370 desapareceu e concluiu que a aeronave pode estar entre 3 mil e 4 mil metros abaixo do Oceano Índico, cerca de 1.500 quilômetros da costa de Perth, na Austrália.

    Por mais completas que possam ser as buscas anteriores, disse Godfrey, elas não cobriram o local que ele sugeriu.

    “Acredito certamente que o MH370 pode ser encontrado”, disse ele, acrescentando que as suas descobertas estão em linha com outras pistas, como os dados fornecidos pela empresa britânica de telecomunicações por satélite Inmarsat, que apontavam mais ou menos para a mesma área.

    Mas mesmo que outra expedição seja concedida, disse ele, o trabalho de preparação poderá levar meses. Thomas, da AirlineRatings, tem “um forte sentimento” de que Godfrey está certo, mas levanta outra ansiedade.

    “Me preocupa que eles estejam apenas dando aos familiares algumas declarações calorosas e confortáveis no aniversário da tragédia”, disse ele, se referindo às autoridades malaias.

    Cair na realidade

    Alguns parentes, como a americana Sarah Bajc, que perdeu o companheiro Phil Wood, tentaram seguir em frente. Mas ela ainda sente que vive na sombra do passado de vez em quando. Desde o desaparecimento do voo, Bajc se mudou da Ásia para o Panamá, onde se casou novamente e abriu um eco-resort que permite que ela e o marido vivam tranquilos na floresta tropical.

    Mas até hoje ela evita assistir dramas e documentários sobre acidentes de avião e tem pesadelos recorrentes. “Eu tenho pesadelos de mergulhar nessa área linda com muitos peixes. E então, de repente, o casco do avião estaria lá e os corpos flutuavam”, disse ela.

    Diante da perspectiva de uma nova busca, ela está otimista. “Talvez eles estejam prontos para fazer isso, e nesse caso estou muito feliz porque… as famílias precisam de um encerramento, o mundo precisa de um encerramento e alguém precisa ser responsabilizado”, ela disse, sobre a perspectiva de outra missão de busca sendo lançada pela Malásia.

    Familiares de passageiros a bordo do voo MH370 seguram cartazes exigindo julgamento aberto perto de um tribunal no distrito de Chaoyang, em Pequim, durante uma audiência a portas fechadas em 27 de novembro de 2023 / Reprodução/CNN

    Outros, como Jiang, estão determinados a descobrir a verdade. Ele diz que não passa um dia sem que ele pense em sua mãe, que ele descreveu como uma mulher forte e trabalhadora que ele idolatrava como uma figura inspiradora.

    “Posso encontrar a sombra dela em mim. Tudo o que estou fazendo agora é o que minha mãe quer que eu faça”, disse ele.

    Jiang está entre as 40 famílias que lançaram outra oferta no ano passado para buscar justiça através do sistema jurídico chinês. As pessoas a bordo eram de diversas nacionalidades, mas a China foi de longe a mais atingida, com 153 passageiros.

    Os reclamantes na China estão processando a Malaysia Airlines, sua seguradora, a Boeing e o fabricante do motor do avião, exigindo indenização, pedido formal de desculpas e a retomada da assistência psicológica aos familiares, bem como a criação de um fundo para continuar as buscas pelo avião.

    Não está claro, no entanto, quanta jurisdição os tribunais chineses terão sobre a lista de empresas com sede no exterior.

    Depois de passar os últimos dias se reunindo com autoridades malaias, Jiang está otimista quanto a uma nova busca. Mas isso também dá a ele sentimentos duplos.

    “Por um lado, quero muito encontrar o avião hoje ou amanhã”, disse ele. “Mas também tenho medo da realidade que terei de enfrentar depois de encontrar o avião”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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