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    Ao tentar salvar Partido Comunista, Xi Jinping se torna ameaça, dizem críticos

    Na avaliação de estudiosos do PCCh, o líder chinês tenta consolidar o poder do partido ao mesmo tempo em que se esforça para garantir o seu

    Presidente da China, Xi Jinping, durante abertura do Congresso Nacional Popular em Pequim
    Presidente da China, Xi Jinping, durante abertura do Congresso Nacional Popular em Pequim Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins - 5 mar. 2021

    Ben Westcott, CNN

    Em janeiro de 2013, meses depois de assumir o comando do partido governante da China, Xi Jinping reuniu os principais políticos do país e os questionou sobre os motivos do Partido Comunista da União Soviética ter entrado em colapso.

    Xi, claro, já tinha a resposta. “Eles negaram completamente a história soviética, a história do Partido Comunista Soviético, negaram Lenin, negaram Stalin”, disse ele. “As organizações do partido em todos os níveis quase não surtiram efeito, e o exército não estava lá.” Nove anos depois, nenhuma das opções acima se aplica ao Partido Comunista Chinês (PCCh).

    Como secretário geral, Xi retornou o PCCh ao centro da vida chinesa. Os cidadãos celebram em massa a muito editada história do partido em locais chamados de turismo vermelho, seu fundador Mao Zedong desfruta de uma nova reverência e as células do partido de base que antes estavcam adormecidas e foram revitalizadas. 

    Desde 2015, Xi embarcou em um amplo programa de reformas militares e modernização. Mas, à medida que Xi se movia para consolidar o poder do partido, ele se esforçou para garantir o seu.

    Para isso, ele eliminou o limite de dois mandatos na presidência chinesa, introduzido em 1982 para evitar o surgimento de uma ditadura, acumulou mais títulos do que qualquer líder do PCCh nas últimas décadas e criou sua própria ideologia homônima, orientada na Constituição do partido.

    Agora, especialistas em política chinesa estão alertando que ao tentar revitalizar o PCCh, Xi se fundiu com o partido tão totalmente que criou outra ameaça à existência do partido: ele mesmo.

    Cai Xia, um ex-professor da principal escola de treinamento para oficiais do PCCh, que agora vive no exterior e é um ferrenho crítico do partido, disse que ao concentrar o poder, Xi “matou o partido como organização”. Seus 95 milhões de membros, disse ela, são “escravos de sua vontade”.

    Estruturas partidárias

    Quando Xi depositou uma coroa de flores diante de uma estátua de bronze do ex-líder supremo Deng Xiaoping, em Shenzhen, semanas depois de assumir o cargo em novembro de 2012, a mensagem foi óbvia para muitos

    A usina manufatureira do sul é uma marca de Deng, famoso pioneiro da era da reforma econômica da China no final dos anos 1970. Xi, previam os especialistas, estava dando um sinal do que estava por vir.

    Afinal, seu falecido pai, Xi Zhongxun, foi um veterano revolucionário e um líder liberal. Depois de ser perseguido e preso durante a Revolução Cultural, Xi Zhongxun foi escolhido a dedo por Deng para governar a província de Guangdong e supervisionar a criação de Shenzhen como uma zona econômica especial. Muitos observadores esperavam que Xi seguisse os mesmos passos de seu pai.

    Eles estavam todos errados. Logo se descobriu que Xi tinha um tipo muito diferente de reforma em mente – uma reforma que colocaria o partido e o país em um caminho significativamente diferente daquele traçado por Deng.

    Quando Xi assumiu o cargo, externamente a China parecia mais forte do que há décadas. Ela aderiu à Organização Mundial do Comércio (OMC), realizou as Olimpíadas de Pequim, em 2008, e ultrapassou o Japão como a segunda maior economia do mundo.

    Do lado de dentro, Xi viu um partido cercado por liderança fraca, lutas internas intensas, corrupção galopante, disciplina frouxa e fé vacilante. “Xi chegou ao poder diante da fragmentação do poder dentro do partido”, disse Cai, ex-professora da Escola Central do Partido em Pequim.

    O antecessor de Xi, Hu Jintao, era amplamente visto como um líder fraco. Isso, combinado com o estilo de liderança coletiva instalado após Mao, permitiu que os nove membros do Comitê Permanente do Politburo – o círculo mais interno e restrito do partido – cultivassem cada um seu próprio território de poder incomparável. 

    O resultado foram difíceis processos de tomada de decisão e sérias lutas internas, com parcelas do grupo disputando seus próprios interesses, disse Cai.

    A solução de Xi era simples – e radical. Ele optou por um retorno ao governo de um homem só. “Ele usou a maneira errada para resolver o problema original e piorou as coisas”, disse Cai.

    Logo após ter assumido o cargo, Xi desencadeou uma ampla campanha anticorrupção, que tinha como alvo não apenas funcionários corruptos, mas também seus inimigos políticos. Ele supervisionou a queda espetacular de figuras poderosas como Zhou Yongkang, um ex-membro do Comitê Permanente do Politiburo e “czar” da segurança que foi condenado à prisão perpétua, e Xu Caihou, um importante general do exército que morreu de câncer após ser expulso do partido. 

    Em menos de nove anos, 392 altos funcionários e milhões de quadros do partido foram investigados. Os que ficaram sabiam que a lealdade total era necessária para a sobrevivência.

    Para concentrar ainda mais o poder em suas próprias mãos, Xi criou mais de uma dúzia de “grupos de liderança centrais” para supervisionar áreas políticas importantes, incluindo reforma militar, segurança cibernética, finanças e política externa. 

    Partido Comunista Chinês
    Reunião anual do Partido Comunista Chinês em maio de 2020
    Foto: REUTERS

    Uma relíquia da era Mao, esses órgãos informais são secretos e quase nunca divulgam listas completas de seus membros. Pelo que foi revelado em reportagens da mídia estatal, Xi chefia pessoalmente pelo menos sete deles, e muitos de seus partidários ocupam cargos importantes.

    Esses grupos não apenas tomavam decisões políticas, mas também coordenavam sua implementação. “Na realidade, esses grupos dirigentes substituíram os mecanismos normais pelos quais o partido e o governo operam”, disse Cai.

    Em 2015, ele silenciou a dissidência interna. Uma versão revisada dos regulamentos disciplinares do partido proibiu “críticas infundadas às decisões e políticas do centro do partido”. Um ano depois, Xi foi eleito como o líder “central”, colocando-o no mesmo nível de homens fortes do passado como Mao e Deng. “A liderança coletiva do partido se tornou um conceito apenas no nome, e Xi se tornou a personificação do centro do partido”, disse Cai.

    Aleksandra Kubat, uma especialista em política da elite chinesa no Lau China Institute no King’s College, em Londres, disse que o desmantelamento dos processos institucionais e a adoção de um “estilo de liderança personalista” criou “muito ressentimento” no partido em relação a Xi. 

    No longo prazo, isso “pode ser prejudicial para sua estabilidade”, disse ela. Concentrar tanto poder em torno de Xi traz outro problema – deixa pouco espaço para preparar um sucessor.

    ‘Crise de sucessão’

    A ascensão de Xi ao topo do PCCh não foi uma surpresa. Todos os sinais estavam lá há anos.

    Ele ingressou no Comitê Permanente em 2007 como filho de um ex-líder do Partido Comunista, com experiência no governo de uma grande província. Mais importante, ele era jovem o suficiente para permanecer no poder por dois mandatos sem completar 68 anos, a idade de aposentadoria forçada para os principais líderes do partido.

    Agora, um ano antes que Xi normalmente deixasse o poder em 2022, não há ninguém em seu Comitê Permanente com as mesmas qualificações – todos os membros são muito velhos ou estão despreparados.

    Este é o sinal mais claro que Xi, hoje com 68 anos, pretende permanecer no Poder por três mandatos – pelo menos. Nis Grunberg, analista sênior do Instituto Mercator para Estudos da China em Berlim, disse que é possível haver indícios de um sucessor de Xi no 20º Congresso do Partido em 2022, mas nada pode ser dado como certo.

    “Não sabemos como as estruturas de poder e as alianças se desenvolverão nos próximos cinco anos. Mas acho que é justo dizer que o problema da sucessão está aumentando a pressão quanto mais tempo ele permanece”, disse Grunberg.

    Xi não apenas deixou de apontar um sucessor. Especialistas dizem que ele desmontou quase completamente o sistema de sucessão implantado após a morte de Mao para garantir a longevidade do partido.

    Em 2018, o PCCh removeu todos os limites de mandato da presidência do país, permitindo que Xi governasse por toda a vida se quisesse. O PCCh disse que a mudança era necessária para alinhar as três posições mais poderosas na China – secretário-geral do PCCh e presidente da Comissão Militar Central, também títulos detidos por Xi, não estão sujeitos a limites de mandato.

    Em um relatório para o Lowy Institute em abril, os especialistas em política chinesa Richard McGregor e Jude Blanchette disseram que Xi construiu seu próprio poder “às custas da reforma política mais importante das últimas quatro décadas: a transferência regular e pacífica do poder”.

    “Ao fazer isso, ele empurrou a China para uma potencial crise de sucessão desestabilizadora”, disse o relatório. Dois políticos de alto escalão que já foram apontados por vários especialistas como potenciais sucessores de Xi foram rapidamente postos de lado. 

    Sun Zhengcai, ex-secretário do partido em Chongqing, foi em 2018 condenado por suborno e cumpre prisão perpétua. O vice-primeiro-ministro, Hu Chunhua, não foi promovido ao Comitê Permanente do Politburo em 2017, impedindo sua ascensão.

    Pessoas assistem discurso de Xi no centenário do Partido Comunista Chinês
    Milhares de pessoas assistem discurso de Xi Jinping no centenário do Partido Comunista Chinês
    Foto: Kevin Frayer – 1.jun.2021/Getty Images

    Alguns dos líderes mais destacados que Xi colocou em cargos de poder são muito velhos para sucedê-lo, incluindo o vice-premiê, Liu He, de 69 anos, e o vice-presidente, Wang Qishan, de 73.

    Carl Minzner, professor de direito na Fordham Law School nos Estados Unidos, disse que se os critérios de promoção mudassem de um foco na competência para uma ênfase na lealdade pessoal a Xi, isso poderia levar a uma geração de líderes fracos e despreparados.

    “Nos anos 80 ou 90, havia um certo grau de ‘Mostre-me o que você pode fazer'”, disse ele. “Eu me preocupo que o que está acontecendo agora pode começar a ser ‘Mostre-me como você é leal a mim pessoalmente.'”

    Isolado internacionalmente

    As políticas otimistas de Xi não estão apenas enfraquecendo o partido internamente – elas estão comprometendo sua posição internacionalmente.

    Pesquisas recentes em todo o mundo mostraram que a reputação da China está em seu ponto mais baixo em décadas.
    Uma pesquisa da Pew, publicada em outubro de 2020, revelou que as atitudes negativas em relação à China aumentaram nos últimos anos em vários países europeus, asiáticos e norte-americanos, em parte devido ao tratamento da pandemia Covid-19.

    Ao mesmo tempo, Xi apelou à China para retomar o seu lugar como grande potência global ao lado do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Rússia.

    Uma nova geração de diplomatas, apelidados de “guerreiros lobos” em homenagem a uma série de filmes patrióticos chineses de mesmo nome, está conduzindo essa política externa, respondendo ferozmente a qualquer desprezo percebido contra o partido e sua liderança.

    O próprio Xi adotou esse estilo. Em seu discurso marcando o 100º aniversário do PCCh neste mês, ele advertiu que qualquer país estrangeiro que tentasse intimidar a China “terá suas cabeças esmagadas contra uma grande muralha de aço”.

    Grunberg, do Instituto Mercator, disse que a China acredita que os EUA e sua influência global estão em declínio e que esta é a chance de Pequim se afirmar com mais força. “Mas, é claro, a maneira como a China tenta lidar com isso (…) isso é muito moldado por Xi Jinping e feito de uma forma que não foi bem recebida [internacionalmente]”, disse ele.

    Na reunião do G7 em junho, as maiores economias avançadas do mundo fizeram sua denúncia mais veemente contra a China em décadas. Um grande acordo de investimento entre a União Europeia e a China está em risco após sanções impostas por Pequim a funcionários da UE. A Austrália está pedindo investigações sobre a forma como Pequim está lidando com a pandemia Covid-19, e a Índia está banindo os aplicativos chineses por questões de segurança e enviando tropas para sua fronteira compartilhada com a China.

    Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do presidente da China, Xi Jinping
    Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do presidente da China, Xi Jinping
    Foto: Kevin Lamarque/Reuters

    Durante quatro anos de políticas isolacionistas sob o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o governo chinês falhou em trazer um único aliado americano para mais perto de sua órbita – um sinal de como a diplomacia “Wolf Warrior” de Pequim foi mal recebida internacionalmente.

    Em um ensaio recente no Ministério das Relações Exteriores, Yan Xuetong, reitor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Tsinghua, disse que Pequim rejeitou deliberadamente novas alianças militares para evitar ser arrastado acidentalmente para conflitos armados. Não está claro quem estaria interessado em assinar tal tratado com Pequim no clima atual.

    O futuro do partido

    Quanto mais tempo Xi permanecer no poder, mais difícil será para ele se retirar. Richard McGregor, membro sênior do Lowy Institute, escreveu em seu livro “Xi Jinping: The Backlash” que se Xi afastasse os inimigos que o líder chinês fez em sua brutal campanha anticorrupção e sua subseqüente tomada de poder, provavelmente estaria esperando para atacar.

    “Em uma exibição virtuosística de lógica circular, [os apoiadores de Xi] afirmam que a nomeação de um sucessor causaria instabilidade, e não o contrário”, escreveu McGregor.

    Dado esse risco, Xi pode escolher permanecer no poder por um futuro previsível ou optar por entregar alguns de seus cargos a um sucessor, mas permanecer de forma semelhante a Deng nas décadas de 1980 e 1990.

    Por enquanto, o PCCh pode não correr o risco imediato de entrar em colapso ou perder o controle do poder, da mesma forma que o Partido Comunista da União Soviética desabou em 1990. Mas especialistas dizem que as políticas de Xi ameaçam deixar futuros líderes menos preparados para enfrentar os problemas crescentes que a China enfrenta, como a desaceleração do crescimento econômico, a queda da taxa de natalidade e a competição estratégica com os EUA.

    E não há dúvida de que quem assumir terá o espectro de Xi pairando sobre eles, disse a ex-professora Cai. “Depois de acumular tanto poder e cometer tantos erros, ele está embarcando em um caminho autodestrutivo sem volta”, disse.

    (Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)