Ao menos dois venezuelanos morrem em naufrágio de navio a caminho de Trinidad
Muitos venezuelanos tentam chegar ao país vizinho para fugir da crise econômica
Pelo menos dois venezuelanos morreram no naufrágio de um navio que ia do estado do Delta Amacuro, na Venezuela, para a o país vizinho Trinidad e Tobago, disse a governadora de Delta Amacuro, Lizeta Hernandez. Sete pessoas foram resgatadas no incidente, de acordo com ela.
Trata-se do mais recente naufrágio fatal de venezuelanos que tentam alcançar o país vizinho, onde vivem pelo menos 40 mil pessoas que fugiram da Venezuela por conta da crise econômica. Muitos viajam em barcos pequenos, lotados e com suprimentos limitados de combustível.
Hernandez disse, em um comunicado na noite de sábado (24), que o navio tinha partido da vila de La Horqueta em 23 de abril. As vítimas são um homem e uma mulher de nomes desconhecidos.
A agência local de notícias Tane Tanae informou que 24 pessoas estavam a bordo do navio, de acordo com depoimentos de sobreviventes. “Somos solidários com as famílias desses venezuelanos que hoje, infelizmente, perderam suas vidas”, diz o comunicado de Hernandez.
Em dezembro, dezenas de corpos foram encontrados na costa da cidade venezuelana de Guiria, no estado de Sucre. Em 2019, pelo menos dois navios que partiam da Venezuela para Trinidad e Tobago desapareceram no mar.
Ao menos 5 milhões de venezuelanos foram embora nos últimos anos, com o colapso da economia do país sul-americano. Em 19 de abril, a Venezuela chegou a um acordo com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas para fornecer refeições a crianças em idade escolar.