Antes da Assembleia-Geral da ONU, Lula deve viajar para Cuba e México
Expectativa é que Lula se encontre com os presidentes Miguel Díaz-Canel e Andrés Manuel López Obrador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja viajar em setembro para Cuba e para o México.
Os compromissos devem acontecer antes da participação do presidente na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, no dia 19 de setembro.
Fórum em Cuba
De acordo com fontes do governo, a viagem para Havana deve acontecer nos dias 15 e 16 do próximo mês.
Em Cuba, o presidente prevê participar de um encontro do G77, Fórum Econômico de países em desenvolvimento da ONU. Além da reunião, Lula deve ter um encontro bilateral com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
As negociações da viagem avançaram depois de uma visita do ex-chanceler e hoje assessor especial da presidência, Celso Amorim, em Cuba, em agosto. O objetivo da viagem era retomar relações diplomáticas com os cubanos.
Conversa com mexicano
Depois da viagem para Cuba, Lula pode viajar para um rápido encontro com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na Cidade do México. Eles devem conversar sobre assuntos econômicos.
Depois dessas agendas, Lula seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, para participar da abertura da Assembleia-Geral da ONU.
No discurso nas Nações Unidas, o presidente pretende falar sobre questões econômicas e ambientais. Recentemente, ele também questionou o Conselho de Segurança da ONU, que, segundo o chefe de Estado brasileiro, está “perdendo legitimidade”.