Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alguns corpos enterrados em Izium mostram “sinais de tortura”, diz Ucrânia

    Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia informou que os cadáveres enterrados entre as 440 sepulturas não identificadas no maior cemitério encontrado na cidade eram “principalmente civis”

    Jonny HallamBrad LendonTim Listerda CNN

    Alguns dos corpos encontrados em um cemitério em massa em Izium, uma cidade do leste da Ucrânia recentemente recapturada das forças russas, mostraram “sinais de tortura”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na sexta-feira (16), culpando a Rússia pelo que chamou de “crueldade e terrorismo”.

    Autoridades encontraram 440 sepulturas não identificadas no maior cemitério encontrado em Izium, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia nesta sexta-feira.

    Zelensky postou uma fotografia da exumação em andamento em Izium em seu canal no Telegram. Em um texto que acompanha a imagem, Zelensky escreveu: “O mundo inteiro deveria ver isso. Um mundo em que não deveria haver crueldade e terrorismo. Mas tudo isso está lá. E seu nome é Rússia.”

    O presidente da Ucrânia disse anteriormente que mostraria o local a jornalistas ucranianos e internacionais para ver o que havia sido descoberto. “Queremos que o mundo saiba o que realmente está acontecendo e o que a ocupação russa levou”, disse Zelensky.

    Autoridades ucranianas exumam corpos de pessoas mortas como resultado da guerra na cidade de Izium após a retirada das forças russas em Kharkiv Oblast, Ucrânia em 16 de setembro de 2022. / Metin Aktas/Agência Anadolu via Getty Images

    O Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia disse na quinta-feira (14) que alguns dos túmulos descobertos em Izium eram “recentes” e que os cadáveres enterrados lá eram “principalmente civis”.

    Izium foi alvo de intensos ataques de artilharia russa em abril, e a cidade, que fica perto da fronteira entre as regiões de Kharkiv e Donetsk, tornou-se um importante centro para os militares invasores durante cinco meses de ocupação.

    As forças ucranianas retomaram o controle da cidade no sábado (10), dando um golpe estratégico ao ataque militar da Rússia no leste.

    Fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa ucraniano na sexta-feira (16) mostraram várias cruzes em montes em uma área arborizada perto de Izium, bem como um poço maior cavado no chão da floresta.

    Tópicos