Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oriente Médio ficou à beira do abismo com ataque do Irã, diz ministra da Alemanha

    Ministra das Relações Exteriores disse que sistemas de defesa aérea "eficazes" de Israel impediram "caos" na região

    Objetos são vistos no céu acima de Jerusalém depois que o Irã lançou drones e mísseis contra Israel
    Objetos são vistos no céu acima de Jerusalém depois que o Irã lançou drones e mísseis contra Israel Ronen Zvulun/Reuters

    Niamh KennedyChris SternAntonia MortensenAl Goodmanda CNN

    Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha), Milão (Itália) e Madrid (Espanha)

    A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse que o ataque do Irã com drones militares contra Israel deixou o Oriente Médio à “beira do abismo”, e com os “olhos abertos”.

    Em comunicado emitido neste domingo (14), um dia depois dos ataques, Baerbock afirmou que, se não fosse pelas “defesas aéreas eficazes e os aliados fortes (de Israel)”, o Oriente Médio teria “mergulhado” no “caos”.

    Outros líderes europeus também emitiram declarações sobre os ataques, como o primeiro-ministro da Polonia, Donald Tusk, que afirmou que “todo o mundo está à beira do abismo”.

    O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que os líderes mundiais estavam unidos no apelo à “responsabilidade e contenção” de forças na região, que vê as tensões se elevarem desde a ofensiva do grupo radical islâmico Hamas, aliado do Irã, contra Israel em outubro de 2023.

    Já o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, telefonou para o seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e condenou o ataque da República Islâmica.

    “Deixei claro que o Irã deve parar estes ataques imprudentes, desescalar e libertar o MSC Aries”, afirmou em postagem nas redes sociais, citando o caso do navio ligado a Israel apreendido pela Marinha iraniana horas antes do ataque de sábado (13).

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original