Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alemanha não pode parar de usar combustível russo imediatamente, diz ministro

    Ministro das Finanças, Christian Lindner, disse que interromper o uso imediatamente causaria danos econômicos graves ao país

    Chris SternLivvy Dohertyda CNN

    A Alemanha vai parar de usar petróleo e gás russos “o mais rápido possível”, mas fazê-lo imediatamente causaria muitos danos econômicos no mercado interno, disse o ministro das Finanças, Christian Lindner, na quarta-feira (6).

    A chefe da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse também na quarta-feira que a União Europeia colocará mais sanções à Rússia, provavelmente sobre gás e petróleo.

    Na terça-feira (5), a União Europeia anunciou seus planos de impor um quinto pacote de sanções à Rússia, incluindo uma  proibição de importação de carvão russo. “Estas sanções não serão nossas últimas sanções. Como eu já disse ontem. Sim, agora banimos o carvão, mas agora temos que olhar para o petróleo”, disse ela.

    Lindner enfatizou que, de acordo com o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, se as exportações de gás fossem interrompidas imediatamente, a Alemanha estaria ameaçada não com uma perda de crescimento, mas com uma ruptura estrutural econômica. “Isso seria inaceitável”, disse Lindner.

    “A questão é: em que ponto fazemos mais mal a Putin do que a nós mesmos? Afinal, estamos seguindo uma estratégia que não podemos sustentar por algumas semanas, mas provavelmente por anos”, disse Lindner em entrevista ao Die Zeit.

    “Se eu pudesse seguir meu coração, haveria um embargo imediato de tudo. No entanto, é duvidoso que isso pare a máquina de guerra no curto prazo”, acrescentou.

    Tópicos