Alemanha entregou mais armas pesadas à Ucrânia, diz ministra da Defesa
Armamentos serão enviados à linha de frente; soldados serão treinados para utilizar novos sistemas
A Alemanha entregou três lançadores de foguetes de lançamento múltiplo MARS2 de seus estoques do Exército, bem como cinco canhões antiaéreos autopropulsados Gepard e três obuses autopropulsados 2000 para a Ucrânia, disse a ministra da Defesa alemã Christine Lambrecht nesta terça-feira (26).
“Os lançadores múltiplos de foguetes MARS2 prometidos e outros três obuses autopropulsados 2000 foram entregues. Mantemos nossa palavra”, disse Lambrecht.
O chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andriy Yermak, reconheceu o recebimento das armas e disse que elas seriam enviadas para a linha de frente.
“MLRS Mars II já foi transferido para a Ucrânia por nossos aliados alemães. Os russos terão fogo”, postou Yermak no Telegram.
Lambrecht também disse que a Alemanha acelerará o ritmo em que as armas pesadas serão entregues à Ucrânia, disse um porta-voz do Ministério da Defesa alemão.
No total, a Ucrânia receberá 30 sistemas Gepard da indústria com cerca de 60 mil cartuchos de munição principalmente da Bundeswehr, de acordo com o porta-voz. Ao todo, dez obuseiros autopropulsados 2000 também virão de ações da Bundeswehr.
As forças ucranianas também receberão um radar de rastreamento de artilharia, com entrega prevista para setembro.
“O contrato já foi assinado, agora começa o treinamento de soldados ucranianos neste sistema altamente complexo”, disse Lambrecht.