Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, chega em casa após ser libertado da prisão
Fujimori foi condenado em 2009 por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que cumpria pena de 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos durante seu governo na década de 1990, foi libertado na noite de quarta-feira (6) depois que um tribunal restaurou um controverso perdão de 2017.
O ex-presidente, cujos médicos dizem ter graves problemas de saúde, foi filmado na quarta-feira saindo da prisão e indo para a casa de sua filha mais velha e herdeira política, Keiko.
“Hoje finalmente temos o nosso pai em casa”, disse Keiko através de um megafone na porta da sua casa, onde agora se espera que o seu pai resida.
Fujimori foi condenado em 2009 por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, enquanto seu governo lutava contra o Sendero Luminoso.
Mas foi indultado na véspera de Natal de 2017 pelo presidente da época, Pedro Pablo Kuczynski. Ele ficou em liberdade por cerca de nove meses antes de um tribunal declarar a nulidade.
Veja também: Venezuela aumenta tropas na fronteira com Guiana
Desde então, o perdão foi repetidamente anulado ou suspenso pelos tribunais inferiores após pressão do Tribunal Interamericano e das famílias das vítimas, mas o tribunal constitucional do Peru restaurou o perdão no início desta semana.
(Produzido por Carlos Valdez e Anna Portella)