Agências da ONU pedem cessar-fogo e acesso humanitário em Gaza
ONU pediu acesso humanitário irrestrito de agentes para salvar vida de civis
Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram neste sábado (21) um cessar-fogo e acesso humanitário irrestrito em toda a Faixa de Gaza, depois que 20 caminhões transportando um carregamento de ajuda chegaram ao enclave através da passagem de Rafah.
“Pedimos um cessar-fogo humanitário, juntamente com o acesso humanitário imediato e irrestrito em toda a Faixa de Gaza para permitir que os agentes humanitários cheguem aos civis necessitados, salvem vidas e evitem mais sofrimento humano”, disse comunicado conjunto do PNUD, OMS, Unicef, UNFPA e PMA.
“Os fluxos de ajuda humanitária devem ser em escala e sustentados, e permitir que todos os habitantes de Gaza preservem sua dignidade.”
A ONU saudou a entrada de 20 caminhões com ajuda humanitária para os civis da Faixa de Gaza, mas destacou que o volume “não é suficiente” para aliviar a deterioração da situação humanitária. A região recebeu insumos como água, alimentos e medicamentos, mas não combustível.
Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas
[cnn_galeria active=”3529110″ id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]
Desde o início da guerra de Israel, em 7 de outubro, ao menos 4 mil palestinos morreram em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde palestino. Além disso, pelo menos 13,5 mil pessoas estão feridas na região.
VÍDEO – Caminhões voltam ao Egito após entregas em Gaza