Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Agências da ONU pedem cessar-fogo e acesso humanitário em Gaza

    ONU pediu acesso humanitário irrestrito de agentes para salvar vida de civis

    Pomba voa sobre os destroços de casas destruídas por ataques israelenses, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza
    Pomba voa sobre os destroços de casas destruídas por ataques israelenses, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza Reuters/Ibraheem Abu Mustafa

    Baranjot Kaurda Reuters

    da Reuters

    Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram neste sábado (21) um cessar-fogo e acesso humanitário irrestrito em toda a Faixa de Gaza, depois que 20 caminhões transportando um carregamento de ajuda chegaram ao enclave através da passagem de Rafah.

    “Pedimos um cessar-fogo humanitário, juntamente com o acesso humanitário imediato e irrestrito em toda a Faixa de Gaza para permitir que os agentes humanitários cheguem aos civis necessitados, salvem vidas e evitem mais sofrimento humano”, disse comunicado conjunto do PNUD, OMS, Unicef, UNFPA e PMA.

    “Os fluxos de ajuda humanitária devem ser em escala e sustentados, e permitir que todos os habitantes de Gaza preservem sua dignidade.”

    A ONU saudou a entrada de 20 caminhões com ajuda humanitária para os civis da Faixa de Gaza, mas destacou que o volume “não é suficiente” para aliviar a deterioração da situação humanitária. A região recebeu insumos como água, alimentos e medicamentos, mas não combustível.

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas

    Desde o início da guerra de Israel, em 7 de outubro, ao menos 4 mil palestinos morreram em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde palestino. Além disso, pelo menos 13,5 mil pessoas estão feridas na região.

    VÍDEO – Caminhões voltam ao Egito após entregas em Gaza