Aeroporto da Cidade do México paralisa operações devido a cinzas do vulcão Popocatépetl
Vulcão Popocatépetl, no centro do México, é um dos vulcões ativos mais perigosos da América Latina
O Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, anunciou na manhã deste sábado (20) a paralisação de suas operações devido à presença de cinzas do vulcão Popocatépetl.
#AICMinforma
Por presencia de ceniza volcánica el aeropuerto cerró operaciones a partir de la 4:25 horas. Estaremos informando— @AICM_mx (@AICM_mx) May 20, 2023
Por volta das 10h (em Brasília), o aeroporto relatou em um tweet que “para segurança das operações”, a paralisação seria estendida por mais duas horas. “Equipe do AICM e companhias aéreas, estamos realizando a revisão e limpeza das pistas e taxiways”, indicaram.
#AICMinforma
Por seguridad de las operaciones, el cierre del aeropuerto se extenderá por dos horas más, aproximadamente.
Personal del AICM y aerolíneas, estamos llevando a cabo la revisión y limpieza de pistas y calles de rodaje.— @AICM_mx (@AICM_mx) May 20, 2023
O vulcão Popocatépetl, no centro do México, é um dos vulcões ativos mais perigosos da América Latina. Ele retomou sua atividade eruptiva em 1994, e as autoridades mantêm o seu status como de risco para erupção e danos.
No início de maio, o governo do México exortou a população a não se aproximar do vulcão porque foram detectadas 143 exalações acompanhadas de vapor d’água, gases vulcânicos e cinzas.