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    Aérea relata acúmulo de cobras cascavéis em aviões estacionados na Califórnia

    Companhia australiana Qantas revelou que os engenheiros encarregados de manutenção tiveram que adotar estratégias contra as serpentes

    Karla Cripps, da CNN

    Desde o início da pandemia, milhares de aviões de companhias aéreas de todo o mundo pararam de operar, e muitos transferidos temporariamente para desertos quentes e áridos – condições ideais para armazenamento de aeronaves.

    Mas, como os funcionários da manutenção de aviões descobriram, esses climas geralmente vêm com habitantes indesejados – e às vezes mortais.

    A companhia aérea australiana Qantas revelou que os engenheiros encarregados de manter sua frota de A380 estacionados no deserto de Mojave, na Califórnia, tiveram que criar um sistema simples, mas eficaz, para se proteger das cascavéis venenosas da área.

    “A área é bem conhecida por suas agressivas ‘cascavéis’, que adoram se enrolar em volta dos pneus de borracha quentes e nas rodas e freios da aeronave”, disse o gerente de engenharia da Qantas em Los Angeles, Tim Heywood, em uma nota publicada no site da companhia aérea.

    “Cada aeronave tem seu próprio ‘wheel whacker’ designado (um cabo de vassoura adaptado) como parte do kit de engenharia, completo com o registro de cada aeronave escrito nele.”

    Antes de qualquer inspeção do trem de pouso, os trabalhadores primeiro andam ao redor do avião batendo os pés e batendo nas rodas com o cabo para assustar as cobras adormecidas, disse Heywood.

    “Encontramos algumas cascavéis e também alguns escorpiões, mas o destruidor de rodas faz seu trabalho e eles fogem”, comentou.

    A Qantas teria estacionado cerca de uma dúzia de seus A380 em um campo de aviação em Victorville, a cerca de duas horas de Los Angeles, na Califórnia. Um deles decolou pela primeira vez esta semana, após 290 dias parado, voando de Victorville para Los Angeles para passar por um procedimento de oscilação de marcha no aeroporto.

    “Aeronaves como essas são altamente técnicas e você não pode simplesmente pousar no depósito, estacionar e ir embora”, disse Heywood. “É muito importante que, mesmo quando em armazenamento, as aeronaves sejam mantidas de acordo com o padrão da Qantas”.

    Antes de qualquer inspeção do trem de pouso, os trabalhadores primeiro andam ao
    Antes de qualquer inspeção, os trabalhadores andam ao redor do avião batendo os pés e batendo nas rodas com um cabo para assustar as cobras adormecidas
    Foto: Divulgação/Qantas

    Voltar a operar

    No auge da pandemia, mais de dois terços das aeronaves comerciais do mundo foram aterradas e enviadas para instalações de armazenamento em todo o mundo.

    Depois de estacionados, os aviões passam por um processo que envolve a drenagem de fluidos, a cobertura das entradas e saídas dos motores e a proteção de instrumentos externos como tubos de pitot (usados para monitorar a velocidade do avião durante o voo).

    E agora, muitas companhias aéreas estão tendo que reverter o processo. Embora os especialistas digam que levará pelo menos dois anos para que o tráfego volte aos níveis anteriores à pandemia, as viagens aéreas internacionais estão aumentando lentamente à medida que os países reabrem suas fronteiras para viajantes globais.

    E tirar os aviões da hibernação não é tão simples quanto ligar o motor e decolar. Em 2020, a CNN Travel conversou com vários especialistas sobre o processo de retorno ao voo.

    De acordo com o engenheiro aeronáutico licenciado do B1, Steph Smith, quando os aviões estão parados há algum tempo, deixá-los prontos para voar novamente significa começar com coisas simples como remover o grande número de espaços vazios – protetores de motor – e fitas cobrindo todos os buracos, portas ou sonda.

    Engenheiros encontraram cobras e escorpiões aninhados em rodas de aeronaves
    Engenheiros encontraram cobras e escorpiões aninhados em rodas de aeronaves
    Foto: Divulgação/Qantas

    “Não há nada pior do que ter sistemas cheios de insetos, água ou detritos porque, como as investigações de acidentes com aeronaves mostraram ao longo dos anos, sistemas pitot estáticos bloqueados podem ser catastróficos”, disse Smith à CNN.

    Smith estima que leva mais de 100 horas de trabalho para tornar uma aeronave de grande porte em condições de aeronavegabilidade após o armazenamento, e cerca de 40 horas de trabalho para uma aeronave de menor porte. O tempo que leva depende do tamanho da aeronave e de quanto tempo ela foi armazenada.

    “Se você apenas os armazenou por curto prazo, pode fazer com que sejam revertidos rapidamente, se tem feito a manutenção a cada duas semanas para mantê-los em condições de navegabilidade”, explicou Smith.

    “Considerando que aeronaves em armazenamento de longo prazo podem levar muito tempo, e se você está se referindo a um A380, vai dar muito trabalho porque é uma aeronave grande.”

    Outras tarefas incluem a troca de fluidos nos motores, caso tenham sido inibidos, e a reconexão das baterias. “Então você liga tudo, restabelece tudo e executa todas as verificações funcionais do sistema”, disse Smith.

    (Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

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