Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Advogado de Alexey Navalny diz que opositor de Putin está doente e sem atendimento na prisão

    Membros da equipe de Navalny temem que ela possa ter sido envenenado novamente

    Opositor russo Alexei Navalny em Moscou, Rússia
    Opositor russo Alexei Navalny em Moscou, Rússia Divulgação

    Jack GuyDarya TarasovaXiaofei Xuda CNN

    Alexey Navalny, uma das principais figuras de oposição russa, está enfrentando problemas estomacais na prisão, e membros de sua equipe temem que ele possa ter sido envenenado novamente.

    Navalny perdeu 8 kg nos últimos 15 dias em sua cela isolada, disse a porta-voz Kira Yarmysh, em um post no Twitter na terça-feira (11).

    “O advogado diz que uma ambulância foi chamada para Alexey Navalny na noite de sexta para sábado por causa de uma dor aguda no estômago. Ninguém o está tratando e nem mesmo lhe contam o diagnóstico”, disse Yarmysh.

    “Não descartamos que todo esse tempo na prisão ele possa ter sido envenenado com algo que fez com que sua saúde se deteriorasse de forma lenta, mas constante”, acrescentou.

    O advogado de Navalny, Vadim Kobzev, disse que sua equipe solicitará exames toxicológicos e radiológicos.

    “Isso pode soar como um absurdo e paranoia para outra pessoa, mas não para Navalny depois de Novichok”, disse Kobzev.

    Novichok é o agente nervoso que foi usado para envenenar Navalny em 2020, de acordo com o governo alemão, um ato que ele e autoridades ocidentais atribuem ao Kremlin.

    Depois de se recuperar, apenas alguns meses depois, Navalny voltou para a Rússia, onde foi detido.

    Navalny enfrenta desafios adicionais na prisão, incluindo ameaças de outros presidiários, de acordo com Yarmysh e Kobzev, que apelaram ao público para ajudar a lutar por sua libertação.

    Navalny é o político de oposição mais conhecido da Rússia. Mesmo atrás das grades, suas contas no Instagram e no Twitter mantêm seus ataques ao presidente russo, Vladimir Putin.

    O jornalista investigativo Christo Grozev, que trabalhou no documentário “Navalny”, da CNN, disse acreditar que Putin tem “motivação” para envenenar Navalny.

    “Não posso excluir que haja motivação para isso. Sabemos que Navalny foi definitivamente envenenado com Novichok por ninguém menos que o estado da Rússia. Sabemos que ele voltou para a Rússia contra a vontade de Putin”, disse Grozev à Erica Hill, da CNN.

    “E claro, agora de dentro da prisão, Navalny continua a ridicularizar Putin no esforço de guerra, por ser um oponente muito vocal da guerra. Então é claro que existe a motivação”, disse ele.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original