Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acusados dos atentados do 11 de Setembro voltam a ser julgados em Guantánamo

    Se condenados, os cinco acusados podem receber pena de morte

    Heloisa Villelada CNN , em Nova York

    Às vésperas dos ataques de 11 de Setembro de 2001 completarem 20 anos, foi retomado o julgamento de cinco pessoas acusadas de planejar e executar os atos terroristas nos Estados Unidos. As audiências ocorrem na Baía de Guantánamo, em Cuba.

    No grupo julgado, está Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o principal conspirador do atentado em 2001. Ele foi preso em 2003 no Paquistão.

    Depois, Mohammed passou três anos entre prisões secretas que a CIA mantinha fora dos Estados Unidos. Somente depois, foi levado para Guantánamo, onde confessou, após sofrer tortura, ter sido o arquiteto dos ataques.

    Em função das circunstâncias da declaração, a Suprema Corte norte-americana questionou a confissão em 2008.

    Além Mohammed, também serão julgados Walid Muhammad Salih Mubarak Bin ‘Attash, Ramzi Bin al-Shibh, Ali Abdul Aziz Ali e Mustafa Ahmed Adam al Hawsawi. Se condenados, os cinco podem receber a pena de morte.

    A CNN Brasil terá uma programação especial no sábado, 11/09, ao vivo, a partir das 8h. Em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado que completa 20 anos. Comandada pelo time de âncoras da CNN, a cobertura especial trará também convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e histórias de quem acompanhou o horror de perto.

    Antes, na sexta-feira, dia 10/09 às 22h30, o CNN Nosso Mundo recebe Leandro Karnal, que traz um panorama do quanto esse fato mudou, não só os Estados Unidos, mas o mundo.

    Tópicos