Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acampamentos pró-Palestina são montados em universidades do Reino Unido

    Ocupações, que não tiveram registros de confrontos, são em cidades universitárias como Leeds e Bristol

    Acampamento pró-Palestina no Reino Unido
    Acampamento pró-Palestina no Reino Unido LoCNewcastle via X/Reuters

    Alex Hardieda CNN

    Assim como nos Estados Unidos, estudantes de algumas universidades do Reino Unido criaram acampamentos pró-palestinos nos últimos dias.

    Na Universidade de Newcastle, um pequeno acampamento pró-palestino foi montado em um gramado em frente aos prédios da faculdade, vídeos e fotos nas mídias sociais mostraram.

    A conta do X “Newcastle Apartheid Off Campus” compartilhou imagens de seu acampamento, que mostra cerca de uma dúzia de tendas no gramado, algumas com bandeiras palestinas penduradas nelas.

    O grupo se descreve como uma “coalizão liderada por estudantes lutando por um fim à parceria da Universidade de Newcastle com empresas de defesa que fornecem armamentos a Israel” e disse, em um X post na noite de quarta-feira, que eles passariam a noite.

    “O primeiro dia do acampamento está chegando ao fim”, disse o post, acrescentando que “os números estão crescendo a cada hora.”

    Estudantes das cidades inglesas de Leeds e Bristol também montaram tendas do lado de fora de seus prédios universitários na quarta-feira em protesto contra a guerra em Gaza, de acordo com a agência de notícias PA. A agência também informou que um acampamento na Universidade de Warwick, no centro da Inglaterra, foi instalado no campus por uma semana.

    Na sexta-feira, a Universidade de Warwick disse estar ciente de uma “manifestação em andamento” no campus organizada pela “Warwick Stands With Palestine”, uma coalizão de organizações estudantis e de funcionários. A universidade disse que estava “falando com os organizadores da manifestação”, mas reiterou que a liberdade de expressão é um “componente vital da vida universitária.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original