Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    A vida está quase normal em Kiev, diz professor ucraniano da USP

    À CNN Rádio, Kostiantyn Iusenko contou que o comércio está funcionando, mas que ele não voltou ao Brasil devido à lei marcial em vigor

    Amanda GarciaBel Camposda CNN , em São Paulo

    O professor da Universidade de São Paulo Kostiantyn Iusenko, que está em Kiev, avaliou que a “situação melhorou bastante” passados três meses de guerra na Ucrânia.

    Em entrevista à CNN Rádio, ele disse que as batalhas estão localizadas na região leste. “A vida normalizou bastante, várias pessoas voltaram para Kiev, tem comércio funcionando para comprar comida, há alarmes, mas a vida é quase normal.”

    “Não temos soldados russos nas ruas, já há crianças nas ruas”, completou.

    A esposa de Kostiantyn, Nataliia Goloshchapova, que também trabalha na USP, conseguiu voltar ao Brasil. Ele, no entanto, foi impedido devido à lei marcial em vigor no país, que foi prorrogada até o final de agosto.

    Ele não sabe quando ele conseguirá voltar ao Brasil já que seu processo de naturalização, que estava em curso, foi indeferido em um primeiro momento. “A menos que haja mais flexibilizações, mesmo após agosto não devo conseguir retornar.”

    Kostiantyn e Nataliia viajaram para a Ucrânia no período do Natal do ano passado para visitar familiares, mas foram surpreendidos duas vezes, primeiro pelo diagnóstico de Covid-19 e, depois, pela guerra.

    Tópicos