Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “A resistência ucraniana está sendo muito bem conduzida”, avalia Mourão

    Em conversa com a CNN, vice-presidente considerou que o cenário ainda é difuso no leste europeu, mas que os ucranianos têm conseguido retardar o avanço russo

    Gustavo Uribeda CNN , Brasília

    O vice-presidente Hamilton Mourão avalia que o governo ucraniano tem conduzido de maneira exitosa a resistência à invasão russa, o que tem conseguido retardar o avanço do exército do presidente Vladimir Putin.

    “Não há dúvida de que a resistência ucraniana está sendo muito bem conduzida, causando baixas e retardando a conquista dos objetivos traçados pelo governo russo”, considerou.

    Em conversa com a CNN, o general da reserva ponderou que o atual cenário ainda não permite concluir o alcance das metas estabelecidas pelo governo russo.

    “Por enquanto, as informações são difusas e não permitem uma avaliação mais consistente, principalmente, porque não sabemos se os objetivos da ação russa são limitados, como assegurar domínio de parcela do território ucraniano, ou mais profundos, como transformar a Ucrânia em um país satélite”, observou.

    Desde o início do conflito, o vice-presidente tem defendido que os países ocidentais deveriam reagir pela força no apoio à Ucrânia diante da invasão russa.

    Para ele, caso o Ocidente não reaja, a Rússia colocará em prática um plano de expansão aos moldes da Alemanha de Adolf Hitler, na época da Segunda Guerra Mundial.

    A posição assertiva do vice-presidente tem contrastado com a do presidente Jair Bolsonaro, que tem pregado a neutralidade do Brasil na disputa geopolítica para não prejudicar acordos econômicos e militares fechados com a Rússia.

    Vídeo – Entenda o avanço das tropas russas na Ucrânia

    Fotos – Veja imagens da invasão da Ucrânia pela Rússia

    Tópicos