Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    A história de Gaza: como era o território quando foi criado e como é hoje

    Gaza tem sido palco de um conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas

    Conflito entre Hamas e Israel começou no sábado (7)
    Conflito entre Hamas e Israel começou no sábado (7) Arte/CNN

    Da CNN

    A Faixa de Gaza está, mais uma vez, no epicentro de um conflito de guerra com Israel.

    No sábado (7), o grupo radical islâmico Hamas lançou ataques surpresa em diversas partes de Israel. Esses ataques deixaram mais de 1.000 mortos até terça-feira (10), segundo a embaixada de Israel nos EUA.

    Como consequência, Israel declarou oficialmente guerra ao Hamas e lançou vários ataques em Gaza, que deixaram 830 pessoas mortas até terça-feira no território onde vivem 2 milhões de palestinos. Em ambos os casos, o número de feridos chega aos milhares: mais de 4.200 em Gaza e mais de 3.400 em Israel.

    Gaza tem sido o centro de conflitos em diversas ocasiões desde o século passado. Por que? O que aconteceu antes? A seguir apresentamos algumas informações para conhecer a história recente deste local.

    História de Gaza: território e mudanças

    A história de Gaza é extremamente longa. Era uma base egípcia, uma cidade real para os filisteus e o local onde morreu o herói hebreu Sansão.

    Apesar de ser um território pequeno, com 40 quilômetros de comprimento e 11 quilômetros de largura, é um dos lugares mais disputados da história.

    Para medir esta extensão, uma maratona tem uma distância de 42 km, distância maior que Gaza.

    Para compreender essa porção de terra como a conhecemos hoje, devemos voltar ao século passado.

    No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os judeus perseguidos deixaram a Europa em busca de um novo começo após os horrores do Holocausto.

    Eles viajaram para o que era então inteiramente território palestino e que, de 1920 a 1948, esteve sob o controle dos britânicos.

    Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um plano para dividir a Palestina em duas terras principais e um centro que teria um sistema de controle internacional: um estado judeu (Israel), um estado árabe (que na época incluía o que é agora Gaza, Cisjordânia e outros lugares) e Jerusalém no centro.

    Mapa do plano da ONU de 1947 / ONU

    Com o apoio de Harry S. Truman, presidente dos Estados Unidos na época, David Ben-Gurion, fundador de Israel, proclamou o estabelecimento do Estado de Israel em 1948.

    A partir desse momento, o conflito começou e o Egito, um estado árabe, atacou Israel através de Gaza. Israel saiu o vencedor, mas Gaza permaneceu sob o controle egípcio e começou a chegada de refugiados palestinos naquele território.

    O controle do Egito sobre Gaza permaneceu estável (exceto uma breve tomada por Israel em 1956) até 1967, quando eclodiu a Guerra dos Seis Dias, que envolveu Israel, Egito, Jordânia e Síria.

    Após esta guerra, Israel finalmente assumiu o controle de Gaza, o que durou até 1994. As tropas israelenses somente se retiraram totalmente da região em 2005.

    Entre esses anos, ocorreram acontecimentos significativos para Gaza, por exemplo:

    • Em 1996, os palestinos em Gaza e em partes da Cisjordânia elegeram uma legislatura e um presidente.
    • Em 2000, Israel e os palestinos mantiveram conversações de paz, mas não conseguiram resolver as principais divergências pendentes.
    • Nesse mesmo ano, eclodiu a segunda intifada (esta palavra refere-se à insurreição dos palestinos contra as forças de Israel, segundo a RAE; recorde-se que a primeira intifada foi em 1987).

    Após a retirada completa das tropas israelenses de Gaza em 2006, o Hamas — que foi fundado em 1987 como um ramo da Irmandade Muçulmana, originalmente estabelecida no Egito em 1928 — venceu as eleições legislativas palestinas por uma vitória esmagadora, com 76 lugares em 132 possíveis.

    Com isto, o Hamas passou a controlar Gaza, ainda que Israel continuasse em posse de muitos pontos de acesso ao território.

    Desde então, o Hamas e Israel trocaram ataques. Israel afirma que o Hamas é uma organização terrorista violenta, enquanto os membros do Hamas dizem que representam um povo oprimido que é vitimizado pelo Estado judeu.

    O Hamas também entrou em conflito com a Autoridade Palestina, liderada por Mahmoud Abbas, e com a Fatah, uma organização anti-Israel fundada na década de 1950 por Yasser Arafat.

    Enquanto a comunidade internacional pressiona pela cessação da violência, tanto os palestinos em Gaza como os israelenses estão no meio de um no fogo cruzado.

    *Publicado por Flávio Ismerim

    Veja também: Israel convoca reservistas que estão na América do Sul

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original