À frente na apuração, Biden defende que todos os votos devem ser contados
No discurso, Biden disse ainda que fez uma campanha para os democratas, mas irá governar pelos americanos
O candidato democrata Joe Biden se pronunciou, nesta quarta-feira (4), na reta final da apuração dos votos que vão eleger o novo presidente dos Estados Unidos.
Após o presidente Donald Trump afirmar que iria à Suprema Corte para interromper contagem de votos nos EUA, Biden defendeu que “todos os votos devem ser contados”.
“Ninguém vai nos roubar a nossa democracia, nem hoje, nem nunca”, afirmou o democrata.
Biden destacou ainda que a população tem o poder. “O povo vota. O poder não pode ser tomado à força, ele vai ser concedido pelo povo. É a vontade do povo que estabelece quem será o presidente dos Estados Unidos”
O democrata também afirmou que não está declarando uma vitória, porém, quando a contagem terminar, disse, “acreditamos que venceremos”.
“Me parece que nós ganhamos com a maioria dos votos do povo, e parece que essa maioria vai se inflar ainda mais com a contagem a ser concluída. Tudo indica este crescimento”.
Assista e leia também:
Biden vence em Michigan e fica a 17 delegados de vencer eleições nos EUA
Joe Biden bate recorde no voto popular na história dos EUA
Joe Biden ultrapassou hoje o recorde de votos populares recebidos em uma eleição presidencial norte-americana.
Com mais de 70 milhões de votos contabilizados, Biden desbancou a marca de 66.882.230 milhões de votos das eleições americanas de 2008, atingida pelo ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice. O número era o recorde máximo de eleitores até então.
“A senadora [Kamala] Harris e eu estamos a caminho de mais votos do que jamais foi visto na história do país, na corrida presidencial. Estamos muito orgulhosos da nossa campanha. É uma conquista e tanto”, falou.
“Foi uma campanha difícil e árdua, mas foi uma época ainda mais difícil para o nosso país”, continuou.
Uma vez concluída esta eleição, falou ele, os americanos devem fazer o que sempre fizeram: “deixar a retórica da campanha de lado, amenizar as temperaturas, ouvir, respeitar e se preocupar uns com os outros”.
No discurso, Biden disse ainda que fez uma campanha para os democratas, mas irá governar pelos americanos.
(Edição: Sinara Peixoto)