A batalha para ser o herdeiro político de Trump já começou
Do vice Mike Pence à filha Ivanka Trump, nomes despontam como possíveis herdeiros do capital político do atual presidente, ganhe ele as eleições de 2020
Conquiste o segundo mandato ou perca para o ex-vice-presidente Joe Biden, é virtualmente impossível imaginar o presidente Donald Trump — e o movimento que ele criou — desaparecendo tão cedo. Esta realidade significa que haverá uma luta dentro do Partido Republicano para ser o “próximo” Trump, ou, já que o 45º presidente se enxerga como um tipo único, o herdeiro do legado político do trumpismo.
Não se engane: Esta luta já começou. Aqui temos uma lista dos competidores para ser o herdeiro de Trump, listados por ordem alfabética do sobrenome.
Tom Cotton
O senador por Arkansas provocou grande alvoroço na semana passada com um texto opinativo publicado no jornal The New York Times, em que defende que os militares sejam utilizados para encerrar os protestos que sucederam a morte de George Floys.
A publicação do texto levou a uma renúncia do editor de opinião do Times — e permitiu a Cotton criticar liberais e a mídia. “Minha coluna não bate com os posicionamentos do New York Times”, afirmou o senador à Fox News. “Ela excede em muito os posicionamentos deles, que normalmente são cheios de posicionamentos à esquerda e bobagens autoconfiantes”. Se isso não é trumpismo…
Josh Hawley
Hawley, que tem apenas 40 anos, pode não ser tão conhecido nacionalmente quanto Cotton — ainda –, mas o foco do senador do Missouri é puramente como o de Trump. Ele está liderando uma acusação contra supostos vieses por parte plataformas das mídias sociais e está pressionado para que a política externa americana se concentre muito mais a respeito da China. (Soa familiar?). A mídia local começou a reparar. “Hawley 2024? O republicano do Missouri pode ser ‘Trump 2.0′”, diz a manchete do Kansas City Star mais cedo nesta semana.
Assista e leia também:
América Decide: Qual o impacto dos protestos sobre a corrida presidencial?
Discursos contra racismo e violência policial marcam funeral de George Floyd
Mike Pence
Quando o ex-governador de Indiana decidiu aceitar a nomeação para ser candidato a vice-presidente de Donald Trump, ele resolveu naquele momento que se o empresário bilionário vencesse, seu destino político estaria para sempre amarrado a Trump. No cargo, Pence fez com que essa conexão ficasse muito clara.
Ele passou os primeiros três e poucos anos do mandato de Trump não dando espaço para que sequer um envelope passasse entre eles. Assinatura de lei? Pence está atrás do ombro de Trump, olhando com cara de aprovação. Discurso? Pence está atrás do ombro de Trump, olhando com cara de aprovação. Apresentação da força-tarefa do coronavírus? Pence está atrás do ombro de Trump, olhando com cara de aprovação.
Donald Trump Jr./Ivanka Trump
Por que não um herdeiro biológico como herdeiro político? Nós sabemos que Trump mantem seu círculo próximo bem apertado — e o limite basicamente a sua família. Entre dois descendentes, Don Jr. parece mais próximo a concorrer, ele fez um número de comentários nos últimos anos sobre seu interesse em um cargo político. Mas nunca subestime Ivanka: ela é a única filha de Trump que de fato possui um cargo na Casa Branca do pai dela.
(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês).