11 democratas que poderiam substituir Joe Biden em 2024
Confira a lista com os possíveis próximos candidatos à presidência dos Estados Unidos
A combinação entre a idade de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos — que fará 82 anos logo após a eleição de 2024 — e suas contínuas lutas políticas resulta nisto: uma série de histórias avaliando se Biden concorre novamente nas próximas eleições e, se não, quem poderia ocupar seu lugar.
No meio de apenas um desses ciclos de notícias, o The New York Times publicou uma grande lista sobre os potenciais substitutos de Biden dentro do Partido Democrata.
A Casa Branca, ciente dos boatos, deixou claro que Biden planeja um segundo mandato.
“O presidente tem toda a intenção de se candidatar à reeleição”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na segunda-feira (13).
https://twitter.com/joeygarrison/status/1470456160599920650
Mas, e se os planos de Biden mudarem? Abaixo, uma série com os nomes de candidatos mais mencionados para 2024.
* Kamala Harris: Ela, sem dúvida, lutou como vice-presidente, mas ainda é a mais provável democrata não-nomeada de Biden para ser indicada democrata em 2024.
* Pete Buttigieg: O candidato mais talentoso no campo de 2024, “Prefeito Pete” também foi o centro de vendas do projeto de infraestrutura de Biden.
* Elizabeth Warren: O senador de Massachusetts ainda é popular entre os liberais — e não dividiria a votação com o senador de Vermont Bernie Sanders desta vez, como fez em 2020.
* Amy Klobuchar: Além de Buttigieg, a senadora de Minnesota foi provavelmente a mais bem vista dos candidatos derrotados em 2020 — e suas raízes no Meio-Oeste são sempre uma vantagem, dado o mapa eleitoral.
* Roy Cooper: Com limite de mandato em 2024, o governador da Carolina do Norte tem tempo suficiente para considerar seu próximo passo — começando com seu serviço como vice-presidente da Associação de Governadores Democratas.
* Mitch Landrieu: Receber a tarefa de implementar o projeto de lei de infraestrutura é um trabalho grande (e de alto nível) que o ex-prefeito de Nova Orleans assumiu com prazer.
* Gina Raimondo: Ela passou de governadora de Rhode Island para secretária de comércio do governo Biden, mas ainda há dúvidas se ela é moderada demais para vencer as eleições primárias democratas neste momento.
* Gretchen Whitmer: A governadora de Michigan precisa vencer o que pode ser uma difícil disputa pela reeleição no ano que vem, antes que ela possa considerar seriamente uma corrida nacional.
* Phil Murphy: O histórico de governadores de Nova Jersey que concorrem à presidência não é grande ultimamente (desculpe, Chris Christie!), Mas Murphy poderia usar os próximos anos de seu governo como um modelo de teste para algumas políticas nacionais para o partido.
* JB Pritzker: Pritzker tem duas coisas a seu favor – 1) Ele é o governador de um grande estado do Meio-Oeste (Illinois) e 2) ele é muito, muito rico.
* Stacey Abrams: Abrams falou abertamente sobre correr em 2020 antes de passar na corrida; mas ela precisa ganhar o cargo de governadora da Geórgia em 2022 muito antes de pensar 2024.
A questão é: se Biden decidir não concorrer, é provável que veremos um campo lotado de democratas procurando substituí-lo.