Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Fórum CNN
    • Gustavo Werneck - CEO da Gerdau
    Ver mais sobre o autor
    • Gustavo Werneck
      Gustavo Werneck - CEO da Gerdau

      Gustavo Werneck é CEO da Gerdau desde janeiro de 2018 e membro do Conselho de Administração da Empresa desde 2019.

      Fechar

    Os compromissos e as responsabilidades de uma empresa centenária

    Empresas centenárias são consideradas raridades e, por isso, tendem a ser tratadas como cases de sucesso em estudos corporativos. Usualmente, ao se aprofundar nelas, é possível identificar características similares, como resiliência, adaptação e visão de longo prazo.

    Além dessas três, há uma que também considero muito importante: a vontade de se transformar. Nos últimos anos, pude acompanhar a jornada de transformação da Gerdau, visando se conectar com a sociedade em geral, por meio do fortalecimento de um diálogo ético, transparente e contínuo com seus stakeholders. Como uma indústria B2B, produtora de aço, um produto essencial para o dia a dia das sociedades atuais, continuamente almejamos ser uma marca B2P (Business to People) e vivemos diariamente com o objetivo de empoderar aqueles que irão construir o futuro.

    Por isso, ao longo de 123 anos, cinco gerações da família fundadora e da colaboração de milhares de colaboradores, a Gerdau trilha um caminho de inovação e hoje promove a potência do aço de baixa emissão de carbono. Encontramos um caminho para moldar um futuro mais sustentável e nos tornamos a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais em todo o mundo.

    Um dos métodos para nos diferenciarmos é a matriz de produção baseada na sucata metálica. Todos os anos transformamos mais de 11 milhões de toneladas dela em aço, com cerca de 71% do aço produzido pela companhia proveniente do processo de reciclagem. Além de nos consolidar como a maior produtora de carvão vegetal do mundo.

    Essas realizações reforçam nossa busca em investir em manutenção, expansão, atualização tecnológica e ativos florestais. O resultado disso é termos atualmente uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Ademais, nossa visão de longo prazo nos coloca em uma posição importante, com a meta de diminuir as emissões para 0,83 t de CO²e até 2031 e a ambição de alcançar carbono neutro até 2050.

    Nessa jornada, definimos compromissos e responsabilidades além de nossa atuação setorial, tendo como um dos princípios ser parte das soluções aos desafios e dilemas da sociedade. Com uma agenda ESG cada vez mais transversal e integrada na nossa estratégia de negócios, nos tornamos uma indústria social e ambiental, com a missão de empoderar pessoas que moldam o futuro.

    Para isso, elencamos uma estratégia social focada em três pilares: habitação, educação empreendedora e reciclagem. O nosso objetivo é mitigar o déficit habitacional com o programa Reforma que Transforma, o maior projeto social da história da companhia, que visa fomentar a transformação do panorama da habitação de baixa renda no Brasil. Em educação, fomentamos o empreendedorismo e a capacitação profissional, e em reciclagem o foco está na redução das emissões de gases de efeito estufa.

    Em todos esses 123 anos, gerações passaram, presidentes assumiram a cadeira mais importante da companhia, mercados se abriram, negócios se expandiram, mas o que segue intacto: a visão de um futuro melhor. Reconhecemos e celebramos os esforços dos mais de 36 mil colaboradores que contribuem para que a Gerdau possa se tornar uma das empresas mais admiradas das Américas. Vamos continuar investindo em soluções e serviços para atender os desafios dos nossos clientes e gerar valor para todos os nossos stakeholders. Essa é a base que nos molda desde o dia 16 de janeiro de 1901 e que nos impulsionará nos próximos anos. Que venham os próximos 123 anos!

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.