5G: o combustível para o futuro promissor da tecnologia
O avanço do 5G no Brasil é um dos bons exemplos de como o brasileiro é um entusiasta da tecnologia e enxerga o efeito positivo que as inovações têm em sua vida. Depois de estrear em Brasília, em julho deste ano, a conexão 5G já havia se espalhado por todas as capitais do país no início do mês de outubro. As operadoras estão seguindo o cronograma de implementação das redes por todo o país, um processo que costuma levar anos dada a complexidade de se atualizar uma estrutura de telecomunicações.
Uma pesquisa divulgada pela consultoria MindMiners em novembro mostrou que a conexão 5G apareceu como o segundo principal fator de compra de um smartphone. Também observamos o 5G como um fator importante para quem pretende assistir aos jogos na tela do smartphone. Como muitas partidas ocorrem no horário de expediente, os dispositivos que acessam à internet com mais velocidade e estabilidade mostram-se ótimas opções para os fãs de esporte para quem consegue conciliar o trabalho com aquela espiadinha no jogo na hora do almoço.
Um fator importante na aceleração da adoção da tecnologia 5G está no preço. Desde que lançamos, aqui no Brasil, o nosso primeiro smartphone 5G, em 2020, houve uma evolução de portfólio e uma redução significativa de preços. De março de 2021 a março de 2022, o valor médio de um smartphone 5G caiu 30%. De maio para cá, tivemos uma redução ainda maior. Atualmente, temos 25 modelos compatíveis com a tecnologia o que representa 80% de nosso portfólio.
E há outros estudos que mostram que esse avanço está apenas no início. De acordo com mais recente o relatório Ericsson Consumer Lab, a adoção do 5G pelo consumidor é resiliente ao aumento dos preços: embora a inflação esteja subindo, 69% dos usuários no Brasil farão upgrade para 5G em 2023 e 24% já possuem um dispositivo pronto para o 5G. Por todas essas razões, esta BlackFriday é apontada como “A BlackFriday do 5G” para os smartphones e muitos brasileiros devem aproveitar a data para trocar seus dispositivos.
Mas, para além de uma internet mais veloz e mais estável, o 5G tem um potencial em médio e longo prazo de transformar a forma como interagimos com a tecnologia. O estudo da Ericsson ConsumerLab aponta também que 32% das pessoas que adotaram o 5G no País já passam mais de 50% do tempo conectados à internet. Além disso, 58% deles aumentaram o tempo em que ficam conectados quando comparado à quando tinham acesso apenas ao 4G. E olhando um pouco para o futuro próximo, pessoas com acesso a 5G entrevistas se mostraram muito mais dispostas a experimentar inovações, como o metaverso e ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada, do que as com acesso ao 4G.
São dados que mostram que o avanço do 5G também implicará na consolidação do smartphone como o hub digital de nossas vidas. É um movimento que ganhou corpo durante a pandemia, com nossas rotinas de produtividade, estudo e lazer tendo migrado para a tela de nossos dispositivos. E que deve ter um novo salto com uma geração de aplicativos, serviços online e equipamentos conectados que estão surgindo.
Conectados a um conceito de ecossistema, os dispositivos 5G usarão uma série de tecnologias que começaram a ganhar maturidade na última década, mas que devem mesmo deslanchar nos próximos 10 anos, como por exemplo: A casa conectada, com eletrodomésticos que controlam o consumo de energia e assistentes virtuais que ajudam a organizar as tarefas do dia a dia por meio do uso de inteligência artificial. Os sistemas de machine learning presentes nos aplicativos que usamos no dia a dia (como bancos, mercado, restaurante, transporte) e que passam a entender a nossa rotina e permitem economizar tempo e recursos. Os equipamentos de realidade aumentada e virtual que irão nos transportar para novos universos no trabalho, na escola ou mesmo no lazer. Toda a infraestrutura de serviços públicos – do governo eletrônico, passando pela tele saúde, até as estradas conectadas para carros autônomos. E mais uma série de exemplos que não caberiam em apenas um artigo.
Se o futuro para a tecnologia parece promissor, o 5G é o combustível necessário para que ele possa deslanchar. E os brasileiros já mostraram que são grandes entusiastas da nova geração de tecnologias que passaremos a experimentar.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.
Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.