Conheça o responsável pelos efeitos especiais de ‘Parasita’ e ‘Invasão Zumbi’
Hwang Hyo-kyun elevou o padrão dos efeitos, caracterização e maquiagem do cinema sul-coreano à quase perfeição e revela os bastidores de seu trabalho
Hwang Hyo-kyun engana as pessoas para viver. Quanto mais o público percebe seu trabalho, pior ele o fez.
“O fato de conseguirmos convencer o público do realismo [do cenário] e fazê-los focar na história…[isso é] o que torna os efeitos especiais tão legais”, disse ele.
Hwang é o fundador e CEO da Technical ART Studio CELL ou “CELL”, a empresa sul-coreana líder em efeitos especiais e maquiagem, que fundou em 2003.
Ele trabalhou nos efeitos especiais, adereços e maquiagem para centenas de filmes e programas de televisão. Isso inclui muitos dos filmes mais notáveis da Coreia do Sul nos últimos anos, como os zumbis do sucesso de bilheteria Invasão Zumbi (2016) e a sequência de 2020 Invasão Zumbi 2: Península, bem como os adereços e maquiagem do filme Okja (2017) de Bong Joon-ho e do vencedor do Oscar Parasita (2019).
Buscando a perfeição
Os efeitos mais recentes de Hwang aparecerão na próxima edição da popular série sul-coreana de zumbis da Netflix, Kingdom – um programa que ele acredita que lançou sua equipe CELL à fama de efeitos especiais. Este episódio especial, que vai ao ar em 23 de julho e intitulado Reino: Ashin do Norte, é estrelado por Jun Ji-hyun, um dos atores mais conhecidos do país.
A série estreou no início de 2019 e segue uma narrativa histórica, misturando elementos de terror e política. Nele, uma misteriosa planta de “ressurreição” transforma o povo da Coreia da era Joseon (final do século 14 – início do século 20) em zumbis.
Hwang e a equipe CELL forneceram os efeitos especiais desde o início e trabalharam em estreita colaboração com os criadores do programa para criar um conceito sob medida para um zumbi coreano do período.
Ele considerou muitos elementos diferentes em seu pensamento criativo, incluindo o status social dos zumbis quando estavam vivos. “Os plebeus teriam trabalhado muito na agricultura, deixando sua pele bronzeada”, disse Hwang. “O rei ou as damas da corte que trabalhavam no palácio veriam menos o sol, tornando sua pele mais clara.”
Ele disse que sua equipe testou muitos estilos e aparências de zumbis; muitos não passaram no corte final. “Houve um zumbi que morreu no inverno, então pintamos a ponta do nariz e as orelhas do zumbi de preto para dar a impressão de que ele tinha necrosado pelo frio”, disse Hwang. “No entanto…o zumbi sem querer parecia bastante cômico em vez de real.”
Hwang busca a perfeição e, para ele, a beleza está nos detalhes – desde o sangue em volta da boca dos zumbis até as sementes da planta da ressurreição presas em suas gengivas. “Lembro que fizemos dentes falsos e sementes e colamos cada um no set”, lembrou Hwang. “Sempre que os zumbis abrem a boca para atacar as pessoas, você pode ver, se olhar de perto, as sementes. Pode não ter sido tão óbvio na câmera, mas o diretor se concentrou em cada detalhe da aparência do zumbi”.
Esse nível de detalhe significa mais tempo na sala de maquiagem, especialmente para os zumbis que precisam de mais fotos em close. Por exemplo, uma equipe de 10 pessoas trabalhou na maquiagem do rei por cerca de três horas todos os dias. Para zumbis mais “medianos”, exigindo apenas a adição de feridas e pele apodrecida, a equipe demorou cerca de uma hora.
Em todos os episódios de Kingdom, Hwang disse que sua equipe trabalhou em cerca de 3.000 zumbis no total – 10 a 100 zumbis em uma média de 150 dias de filmagem. De acordo com o especialista, eles usaram o método mais eficaz e econômico que conheciam: uma linha de montagem.
“Duas ou três pessoas trabalharam no tom da pele, enquanto outras se encarregaram da pele falsa e das feridas”, explicou. “Outra equipe focou nas veias, enquanto outra juntou o sangue e finalizou o look.” Ao longo da produção, ele estima que usou mais de uma tonelada de sangue falso.
Além dos mortos-vivos
Embora o público de fora da Ásia conheça seu trabalho de sucesso com os filmes Invasão Zumbi e Invasão Zumbi 2: Península, a arte de Hwang vai além dos mortos-vivos. Por quase duas décadas, ele criou alguns dos efeitos visuais mais inovadores da indústria cinematográfica sul-coreana, usando próteses, maquiagem, manequins, adereços e animatrônicos.
A criatividade de sua equipe nem sempre é óbvia na tela. Por exemplo, em Parasita, eles criaram um pêssego do zero, tornando a fruta mais difusa para que pudesse ser capturada com mais facilidade pela câmera e para acentuar seu simbolismo no filme.
Para o filme de 2008 Os Invencíveis, Hwang disse que seu time desenvolveu cavalos animatrônicos pela primeira vez na Coreia do Sul. “É um cavalo em movimento sem pernas e os atores parecem que estão montando”, explica ele. “Estou orgulhoso de ter contribuído para um ambiente de filmagem mais seguro ao desenvolver isso.”
A série de terror da Netflix Sweet Home misturou as criações aterrorizantes da CELL com CGI (sigla em inglês para computação gráfica) para criar cenas de monstros causando estragos no mundo. “Tivemos que fazer criaturas que nunca vimos na Coreia com tentáculos [enormes]”, disse Hwang. “Nós nos perguntamos: ‘Como podemos fazer isso? Não precisamos de CGI para isso?’ Quando finalmente vimos o resultado que pensávamos que não poderíamos fazer…ou achamos frustrante de fazer no início…nós [nos sentimos] orgulhosos.”
Porém há pressão, de acordo com Hwang. Conforme as televisões ficam maiores e as resoluções ficam mais altas, ele acredita que até os menores erros se tornam mais óbvios. Ele dá o exemplo de prender a pele artificial: “Se você pode ver a borda dela, isso mostra que é falso e vai distrair o público”, disse ele. “Sempre carregamos o fardo para torná-los [os efeitos especiais] perfeitos.”
Realizando seu sonho
O próximo projeto de Hwang tem como objetivo cruzar uma nova fronteira: a criação de um retrato realista da vida no espaço sideral para a nova série original da Netflix The Silent Sea. Com o ator e diretor Jung Woo-sung como produtor executivo, o thriller espacial é estrelado por Bae Doo-na, Gong Yoo e Lee Joon. Para o especialista, é mais um novo gênero a ser enfrentado.
Embora Hwang tenha sonhado em trabalhar em Hollywood, ele disse que não é mais o caso. Como seus projetos agora são observados globalmente – e por seus colegas de efeitos especiais em outros países – ele sente que seu trabalho árduo e atenção aos detalhes valeram a pena.
“Agora, quando digo às pessoas que estive na equipe de maquiagem de efeitos especiais de Invasão Zumbi e Kingdom, não sinto mais a necessidade de trabalhar nos filmes de Hollywood para realizar meu sonho”, disse ele. “Eu me sinto recompensado.”
(Texto traduzido. Leia o original em inglês.)