Tênis: brasileiro conquista título universitário nos EUA
Rodrigo Carvalho representa a Valdosta State University, da Geórgia, nos EUA
O tenista brasileiro Rodrigo Carvalho, de 24 anos, foi campeão da Divisão 2 Nacional de tênis universitário nos Estados Unidos. Carvalho integra a equipe da Valdosta State University, do estado da Geórgia.
Na decisão da Divisão 2 da Ncaa (National College Athletic Association), disputada em 25 de maio, em Orlando, na Flórida, a equipe de Valdosta, conhecida como Blazers, derrotou a Flagger State College, de Saint Augustine (Flórida), por 4 a 3 no placar geral.
Carvalho, que cursa o último ano do curso de Administração de Empresas na Valdosta State, disputou uma partida de simples e uma de duplas na rodada final.
Foi derrotado em simples por Ilian Borlee (6/3, 4/6 e 6/1) e nas duplas, ele e Luca Mack derrotaram Philippe Lemken e Simon Mallis por 5/3 e abandono.
Na caminhada rumo ao título, os Blazers de Valdosta derrotaram as equipes de Spring Hill, Barry, Jefferson, Charleston e Saint Leo, antes da vitória na final sobre Flagger State.
Rodrigo Carvalho começou no tênis no Clube Paineiras do Morumby, de São Paulo. Ele chegou a disputar jogos profissionais pela ATP, inclusive pontuando em duplas no ranking mundial, mas optou pelo tênis universitário.
O tênis brasileiro tem tradição no circuito universitário dos Estados Unidos. Alguns nomes de destaque entre os brasileiros são Luísa Stefani, João Fonseca e Sophia Chow, atualmente número três do mundo no beach tênis.
Há um grande debate entre a capacidade de os tenistas de sucesso no ambiente universitário conseguirem destaque nos circuitos profissionais. Atualmente, a americana Danielle Collins prova que isso é possível.
Ela foi bicampeã universitária antes de migrar para o circuito profissional, o que só fez após se formar em Charloteville.
Apesar do início tardio no profissionalismo, Collins, de 30 anos, chegou ao sétimo lugar no ranking profissional em 2022 e atualmente está em décimo.