Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Técnica da Alemanha é desqualificada das Olimpíadas por bater em cavalo

    Técnica de pentatlo moderno da Alemanha, Kim Raisner foi flagrada batendo em um cavalo na última sexta-feira (6) durante os Jogos

    Alemã Annika Schleu chorou ao não conseguir controlar o cavalo Saint Boy durante a prova
    Alemã Annika Schleu chorou ao não conseguir controlar o cavalo Saint Boy durante a prova Foto: Hassan Ammar/AP

    Gawon Bae, Hannah Ritchie e Ben Church, da CNN

    A técnica de pentatlo moderno da Alemanha, Kim Raisner, foi desclassificada das Olimpíadas de Tóquio por bater em um cavalo, disse a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) em um comunicado neste sábado (7).

    O incidente ocorreu enquanto Raisner tentava ajudar a pentatleta alemã Annika Schleu na sexta-feira (6), antes de sua rodada de saltos no evento feminino.

    Schleu foi vista lutando esforçadamente para controlar Saint Boy, o cavalo com o qual ela havia sido designada para pular.

    “O Conselho Executivo da UIPM deu um cartão preto à técnica da seleção alemã Kim Raisner, desqualificando-a do restante dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020”, disse a UIPM. “O comitê analisou o vídeo que mostrava a senhora Raisner aparentando golpear o cavalo Saint Boy, montado por Annika Schleu, com seu punho durante a disciplina de equitação da competição feminina de pentatlo moderno.”

    Resistência

    Saint Boy estava resistindo e se recusando a trotar ao redor da pista enquanto Schleu tentava controlá-lo.

    Os atletas no pentatlo recebem cavalos para competir aleatoriamente e têm apenas 20 minutos para se relacionarem com os animais antes do início da rodada de saltos.

    “A competição de hoje na equitação do pentatlo moderno foi parcialmente caracterizada por cenas que prejudicaram a imagem do esporte”, disse o comitê olímpico alemão em nota enviada à CNN neste sábado. “Precisa ser mudado para que o cavalo e o cavaleiro fiquem protegidos. O bem-estar do animal e uma competição justa para os atletas precisam ser o foco.”

    A UIPM não respondeu imediatamente ao pedido da CNN para comentar a atribuição de cavalos na competição e a questão do bem-estar animal.

    Alemã Annika Schleu
    Foto: Hassan Ammar/AP

    A CNN também solicitou comentários de Raisner e Schleu por meio do comitê olímpico alemão.

    “Eu disse ‘bate nele’. No entanto, de forma alguma ela machucou o cavalo”, disse Raisner ao Serviço de Informação Esportiva da Alemanha, de acordo com a DW e outros meios de comunicação alemães. “O fato de você bater nas costas [do cavalo] com seu chicote não é mais considerado uma tortura. Não rasgou a boca do cavalo, não tinha nenhuma espora afiada; torturar cavalos parece diferente.”

    ‘Eu apenas comecei a chorar’

    Schleu, que liderava até o evento de salto, estava em lágrimas ao entrar na pista montando Saint Boy.

    Raisner podia ser ouvida na TV dizendo a Schleu para bater no cavalo para fazer Saint Boy se comportar.

    Raisner foi, então, vista acertando o cavalo uma vez acima da perna de trás. O incidente foi rapidamente divulgado nas redes sociais, gerando um debate sobre o bem-estar dos cavalos que participam do pentatlo moderno.

    Após o salto de obstáculos, Schleu disse que sentia falta de confiança em Saint Boy. “Falei com a (dona do cavalo dela) e ela disse apenas ‘galope e deixe ele ir’”, disse Schleu a repórteres na sexta-feira. “Eu tentei, mas ele não queria ir. Eu simplesmente comecei a chorar. Eu não esperava fazê-lo ir e essa era a razão de eu estar chorando.”

    (Este texto foi traduzido do inglês; leia aqui o original)