San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs avançam ao Super Bowl LVIII
Detroit Lions e Baltimore Ravens perderam as finais de Conferência da NFL
O Super Bowl LVIII apresentará uma nova dinastia enfrentando uma antiga, quando o Kansas City Chiefs enfrentar o San Francisco 49ers em Las Vegas em 11 de fevereiro, depois que cada um deles venceu as finais de Conferência da NFL neste domingo (28).
Os Chiefs, atuais campeões do Super Bowl, estão indo para a decisão pela quarta vez em cinco anos, depois de derrotar o Baltimore Ravens por 17 a 10 na final da Conferência Americana, em Baltimore.
O pentacampeão 49ers se recuperou de uma desvantagem de 17 pontos no intervalo na final da Conferência Nacional, marcando sempre que teve a bola no segundo tempo — exceto no final, quando tentava matar o cronômetro. Eles saíram com uma vitória por 34a 31.
Chiefs vencem Baltimore Ravens para outra viagem ao Super Bowl
Os Chiefs estavam em território familiar, fazendo a sexta aparição consecutiva no jogo pelo título da AFC com o quarterback Patrick Mahomes no comando.
Nesse período, ele acumulou dois títulos do Super Bowls, dois prêmios de MVP do Super Bowl e dois prêmios de MVP da NFL.
Seria desnecessário dizer que a era Mahomes foi definida pela vitória quando mais importa.
Mahomes enfrentou intensas questões ao chegar aos playoffs sobre se ele seria capaz de duplicar o desempenho anterior na pós-temporada, agora que teria que viajar para longe do Arrowhead Stadium para os jogos.
Mahomes levou o time á final de Conferência ou mais em cada uma das seis temporadas como titular e – por mais selvagem que pareça – ele nunca havia jogado um jogo de playoff fora de casa até que os Chiefs derrotaram os Bills em Buffalo na semana passada. Para agravar a situação, os Chiefs tiveram dificuldades em alguns momentos durante a temporada.
“É realmente especial. Só fazer isso com esses caras depois de tudo que passamos durante toda a temporada, os caras se unindo, é realmente especial”, disse Mahomes em entrevista coletiva pós-jogo.
“Eu disse a eles, o trabalho não acabou. Nosso trabalho agora é nos preparar para jogar contra um bom time de futebol no Super Bowl e tentar conseguir esse anel de campeão”, completou.
O tight end do Chiefs e namorado de Taylor Switf, Travis Kelce, está animado depois de outra grande recepção contra o Baltimore Ravens durante o segundo quarto. Ele pegou 11 passes – nove no primeiro tempo – e fez um touchdown enquanto Kansas City dominava o tempo da batalha pela posse de bola, usando três longos lances de pontuação e uma defesa difícil.
Os Chiefs abriram o placar com Mahomes acertando Kelce por 13 jardas na quarta para 2, mantendo vivo o primeiro lance do jogo. Duas jogadas depois, combinaram um passe para touchdown de 19 jardas para trás para fazer 7 a 0 no placar faltando 7:41 para o fim do primeiro quarto.
Os Ravens contra-atacaram, com o esquivo quarterback do time, Lamar Jackson, encontrando Zay Flowers atrás da defesa para empatar o placar em 7 a 7 poucos minutos depois.
Kansas City respondeu com um touchdown e abriu uma vantagem de 14 a 7 no início do segundo quarto.
O empurrão de 2 jardas de Isiah Pacheco para a end zone deu aos Chiefs dois touchdowns em dois ataques longos.
Os Chiefs fecharam o intervalo com outra finalização longo, com o chutador Harrison Butker enviando um field goal de 52 jardas faltando oito segundos para o fim do segundo período.
Os Chiefs lideraram no intervalo por 17 a 7, a primeira diferença de dois dígitos da temporada para os Ravens.
Ambas as defesas foram reprimidas no segundo tempo.
O ataque de Kansas City permaneceu sem vida durante a maior parte dos minutos restantes, sendo forçado a chutar por cinco posses consecutivas e mantendo o ataque propenso a erros dos Ravens dentro da distância de ataque.
Os únicos pontos do segundo tempo vieram faltando 2:34 para o fim do jogo, quando o chutador dos Ravens, Justin Tucker, acertou um field goal de 43 jardas.
Mahomes acertou 30 de 39 para 241 jardas com um touchdown.
Opasse no final do quarto período para Marquez Valdes-Scantling para uma finalização de 32 jardas praticamente selou a vitória dos Chiefs, que também foram auxiliados por duas grandes reviravoltas dos Ravens no período final.
Jackson, o favorito do MVP da NFL, lutou pelos Ravens até o final do terceiro quarto. Ele terminou o jogo em 20 de 37 para 241 jardas, um touchdown e uma interceptação. Ele também correu oito vezes para 54 jardas e salvou outra interceptação ao pegar o próprio passe rebatido e transformá-lo em um ganho de 13 jardas.
No quarto período, os Ravens foram atingidos por um fumble paralisante e uma interceptação na end zone de Kansas City.
Justamente quando parecia que os Ravens iriam reduzir a diferença de 10 pontos, Flowers, que recebeu um passe de 54 jardas para chegar à linha de 25 jardas do Chiefs no início da corrida, teve a bola arrancada da mão enquanto mergulhava em direção ao gol linha, levando a um turnover e um touchback.
Os Ravens marcharam pelo campo durante a próxima posse ofensiva, prontos para cortar a liderança dos Chiefs depois de alcançar a linha de 25 jardas de Kansas City, mas o lançamento de Jackson para cobertura tripla foi interceptado na end zone por Deon Bush.
“Tivemos algumas oportunidades lá fora”, disse Jackson aos repórteres.
O confronto de alto risco marcou a primeira vez que dois quarterbacks MVP da NFL com menos de 30 anos se enfrentaram nos playoffs, bem como a primeira vez que Mahomes e Jackson se enfrentaram na fase de pós-temporada.
49ers dominam o segundo tempo para superar o Detroit Lions
O jogo do título da Conferência Nacional foi uma história de dois tempos, sendo o primeiro dos visitantes em busca da primeira viagem ao Super Bowl.
Os Lions correram a bola para 148 jardas no primeiro tempo e o quarterback Jared Goff acertou 13 de 20 para 145 jardas antes do intervalo.
Os Lions marcaram em três das primeiras quatro posses de bola, usando o passe preciso de Goff para preparar touchdowns de Jameson Williams, David Montgomery e Jahmyr Gibbs.
Eles conseguiram uma vantagem de 17 pontos no vestiário depois que Michael Badgley chutou um field goal de 21 jardas faltando apenas alguns segundos para o fim do primeiro tempo. Parecia que o time que ganhou um título da NFL pela última vez na década de 1950 estava indo para o primeiro Super Bowl da história da franquia.
O running back de São Francisco, Christian McCaffrey, o principal rusher da NFL durante a temporada regular, marcou para o 49ers apenas pontos antes do intervalo, avançando de 2 jardas apenas alguns minutos do segundo quarto.
Os 49ers dominaram o segundo tempo, primeiro eliminando a diferença em 8 minutos no terceiro quarto, depois no quarto período ganhando uma vantagem de 27 a 24 em um field goal de 33 jardas de Jake Moody.
Elijah Mitchell fez uma corrida de touchdown de 3 jardas para aparentemente congelar o jogo faltando cerca de três minutos para o final.
Os Lions conseguiram percorrer 75 jardas em 13 jogadas para empatar com menos de um minuto para o fim.
Mas o 49ers recuperou o chute lateral e o tempo acabou para os Lions.
A temporada não será esquecida tão cedo pelos fiéis do Ford Field.
Depois de anos perdendo totalmente a pós-temporada, os Lions se encontraram na final de Conferência pela primeira vez desde 1991.
Os 49ers participaram sete vezes do Super Bowl, vencendo cinco – quatro na década de 1980, quando o quarterback Joe Montana, o zagueiro Ronnie Lott, o wide receiver Jerry Rice e o atacante Charles Haley estavam construindo carreiras de Hall da Fama.
Kyle Feldscher contribuiu com esse texto