Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Reforço do Chelsea superou decepções com Paris e Copa para chegar à Premier League

    Artilheiro da última Bundesliga, o francês Christopher Nkunku chega para reforçar o ataque do clube londrino

    Christopher Nkunku durante final da Copa da Alemanha entre RB Leipzig e Eintracht Frankfurt
    Christopher Nkunku durante final da Copa da Alemanha entre RB Leipzig e Eintracht Frankfurt Annegret Hilse/Reuters

    Bruno Rodriguesda CNN

    Era 2019, Christopher Nkunku tinha somente 21 anos e seu futuro no futebol era incerto. Com poucas oportunidades no PSG, clube que o revelou, o atacante nascido nos subúrbios de Paris recebeu uma proposta do RB Leipzig, da Alemanha. País diferente, idioma desconhecido, desprendimento das raízes. Uma decisão difícil a ser tomada.

    Hoje, após quatro anos de sucesso no futebol alemão, a chegada ao Campeonato Inglês para defender o Chelsea mostra que a escolha de trocar a capital francesa por Leipzig foi acertada.

    “Não foi simples deixar Paris, porque toda a minha vida estava lá, mas tive o apoio da minha família e dos meus amigos. Então, foi um passo importante para que eu desenvolvesse a minha carreira, e agora estou realmente feliz de ter feito essa escolha e de estar aqui”, disse Nkunku, anunciado pelo Chelsea na última terça-feira (20), em entrevista ao site oficial do clube londrino.

    Atacante começou como meio-campista

    O atacante de 25 anos que acaba de chegar na principal liga do mundo é um jogador bem diferente daquele que deixou a França em 2019.

    Revelado nas categorias de base do Paris Saint-Germain como meio-campista, Nkunku não conseguiu se firmar no time principal. Pelo clube parisiense, fez 78 jogos, anotou 11 gols e distribuiu apenas quatro assistências. Quase sempre saiu do banco de reservas, atrapalhado pela concorrência do elenco galáctico.

    Transferido ao RB Leipzig, causou impacto imediato na Bundesliga, e mostrou logo de cara sua capacidade para servir os companheiros. Foram 15 assistências em sua temporada de estreia na Alemanha.

    Sua explosão goleadora, porém, viria somente com uma mudança de posição: antes meia, ganhou liberdade para atuar por todo o ataque.

    Autor de 20 gols na temporada 2021/2022 do Campeonato Alemão, ainda deu 15 assistências, ganhando em março do ano passado a sua primeira convocação para a seleção principal da França.

    Eu quero evoluir todos os dias. Então onde disserem que tenho de jogar, vou jogar, e eu queria melhorar em cada posição. Essa é a minha forma de encarar as coisas e a razão pela qual pude marcar muitos gols após trocar de posição

    Christopher Nkunku

    Aquela temporada terminaria para Nkunku com o prêmio de melhor jogador da Bundesliga e o título da Copa da Alemanha, a primeira taça do RB Leipzig na elite.

    O clube repetiria a dose na temporada seguinte, conquistando o bicampeonato da Copa da Alemanha. E Christopher Nkunku, com 16 gols, terminou como artilheiro da liga nacional — empatado com Niclas Füllkrug, do Werder Bremen.

    Só não é possível classificar o ciclo mais recente como perfeito porque uma lesão no joelho esquerdo, às vésperas da Copa do Mundo (em um treino da seleção francesa), tirou o jogador da disputa do Mundial, no qual a equipe de Didier Deschamps ficou com o vice após perder a decisão para a Argentina.

    Recuperado da decepção pela ausência no Catar, como mostrou na reta final da última Bundesliga, Nkunku chega ao Chelsea com a expectativa de ganhar oportunidades sob o comando de Mauricio Pochettino, também recém-chegado a Stamford Bridge. E com a certeza de que, há quatro anos, deixar Paris foi a decisão certa a tomar.