Quem é o melhor mandante, Palmeiras ou Flamengo? Veja números
Alviverde e rubro-negro tem campanhas semelhantes no Brasileirão
Palmeiras e Flamengo tem muitas semelhanças no Campeonato Brasileiro. Ambos tem a mesma pontuação, 63 pontos, e terão pela frente dois jogos em casa e um fora. Os times também tem uma campanha parecida: 18 vitórias, 9 empates e 8 derrotas.
A única diferença, por enquanto, está na vantagem em saldo de gols do alviverde sobre o rubro-negro. São 9 gols no saldo que separam Palmeiras e Flamengo.
Nesta quarta-feira (29), é dia de jogar em casa. O líder Palmeiras recebe o América-MG, às 21h30, no Allianz Parque. Já o vice-líder Flamengo joga no Maracanã, às 19h30, contra o Atlético-MG.
Faltando apenas três rodadas para o fim, os times contam com vitórias e tropeços dos adversários diretos. Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino tem chances menores de conquista do Brasileirão.
Assim, qual dos dois times é o melhor mandante? Segundo o Departamento de Estatística da UFMG, os dois não estão no topo.
O líder, nesse caso, é o Fluminense com 79,63% de aproveitamento jogando em casa. O segundo é o São Paulo com 72,22%.
Na lista, o Palmeiras é o terceiro colocado com 74,51%. O Flamengo aparece na 9º posição com 62,75%. Há uma pequena vantagem do alviverde que tem mais vitórias no Allianz, porém ambos os times perderam 3 vezes jogando como mandantes.
Palmeiras
Das 8 derrotas que tem, o Palmeiras perdeu apenas 3 vezes em casa. Foram os jogos:
- 25/06, vitória do Botafogo por 1 a 0
- 08/10, vitória do Santos por 2 a 1
- 19/10, vitória do Atlético-MG por 2 a 0
Nas demais oportunidades no Allianz Parque ou na Arena Barueri, o Verdão venceu ou empatou no Brasileirão.
Flamengo
Em 8 derrotas, o Flamengo como mandante tem a seguinte campanha:
- 03/04, vitória do Botafogo por 3 a 2
- 13/09, vitória do Athletico-PR por 3 a 0
- 01/11, vitória do Santos por 2 a 1
A casa do rubro-negro vai do Rio, Espírito Santo ao Distrito Federal, pois o time mandou jogos no Maracanã, no Kleber Andrade, em Cariacica-ES, e no Mané Garrincha (Brasília) ao longo do Brasileirão. Das 3 derrotas como mandante, duas foram fora do Maracanã (Athletico-PR e Santos).