Quarto jogo mais frio da história da NFL tem 69 atendimentos médicos de torcedores
Vitória do Kansas City Chiefs sobre o Miami Dolphins teve temperaturas entre -20º e -22º
Os serviços de emergência em Kansas City prestaram ajuda a 69 pessoas, muitas delas com “sintomas de hipotermia”, durante a vitória dos Chiefs sobre o Miami Dolphins no sábado (13), disse um chefe do corpo de bombeiros à CNN.
As condições no Arrowhead Stadium durante a vitória do time de Kansas por 26 a 7 foram difíceis para os jogadores e treinadores, assim como para os torcedores: a temperatura no início do jogo foi de -20º, tornando-o o quarto jogo mais frio na história da NFL.
No fim da partida, a temperatura era de -22º, segundo a transmissão do Peacock. E embora os jogadores pudessem ser vistos amontoados perto dos aquecedores ao lado do campo e muitos aproveitassem ao máximo os bancos aquecidos, em uma tentativa de se proteger do frio, os torcedores tiveram que se agasalhar enquanto assistiam das arquibancadas.
Porém, os serviços de emergência foram obrigados a cuidar de um número de pessoas para as quais as temperaturas abaixo de zero foram excessivas. O Corpo de Bombeiros de Kansas City (KCFD) prestou ajuda a 69 pessoas durante o jogo — “perto de 50%… com sintomas de hipotermia” —, disse o chefe do batalhão KCFD, Michael Hopkins, à CNN.
Quinze dos pacientes atendidos foram transportados pelo KCFD a unidades de atendimento médico, “sete por sintomas de hipotermia, três por sintomas de congelamento e cinco por vários outros motivos”, disse Hopkins.
A “área metropolitana de Kansas City mergulhou em um congelamento profundo com temperaturas abaixo de zero durante grande parte do fim de semana passado, incluindo o jogo dos Chiefs”, disse um comunicado à imprensa do Sistema de Saúde da Universidade de Kansas.
O corpo médico que presta primeiros socorros no Arrowhead Stadium ainda não divulgou dados sobre os pacientes atendidos durante o jogo.
“Neste momento, estamos aguardando a aprovação do Kansas City Chiefs para divulgar o número de pacientes tratados nos sete postos de atendimento do estádio e os vários tipos de doenças tratadas”, disse o comunicado à imprensa.
“O Departamento de Emergência do Sistema de Saúde da Universidade de Kansas continua atendendo pacientes devido a problemas relacionados ao clima.”
Segundo o hospital, desde 9 de janeiro, 59 pacientes foram atendidos devido às duras condições de “falta de ar, exposição, infarto por esforço, acidentes automobilísticos, escorregões e quedas no gelo”. Oito desses pacientes foram internados no hospital.
Além disso, também houve nove pacientes com queimaduras de frio internados no Burnett Burn Center, informou o comunicado.
As condições do último sábado foram semelhantes às do jogo mais frio da NFL já registrado: o “Ice Bowl” de dezembro de 1967 em Wisconsin, quando o Green Bay Packers derrotou o Dallas Cowboys em meio a uma temperatura de -25º, de acordo com a NFL.
(Joe Sutton, Christine Sever e Jacob Lev, da CNN, contribuíram com a reportagem)