Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Primeiro-ministro da Espanha diz que desculpas de dirigente por beijo “não são suficientes”

    Pedro Sánchez condenou a atitude do mandatário da federação espanhola de futebol

    Juan Pablo Elverdinda CNN

    O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta terça-feira (22) que as desculpas do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, pelo beijo a Jennifer Hermoso após a final da Copa do Mundo Feminina “não são suficientes”.

    Respondendo a perguntas dos jornalistas depois de encontro oficial com as atletas campeãs do mundo, Sánchez disse que “o que vimos foi um gesto inaceitável”.

    “Em relação ao Sr. Rubiales e toda a polêmica que ocorreu. Em primeiro lugar, acho que elas, os jogadoras, fizeram de tudo para vencer. Mas é verdade que houve alguns comportamentos, neste caso do Sr. Rubiales, que mostram que em nosso país ainda há um longo caminho a percorrer em termos de igualdade e respeito e na equiparação de direitos entre mulheres e homens”, disse Sánchez.

    “As desculpas do Sr. Rubiales não são suficientes. Eu até acho que não são adequadas e que, portanto, o Sr. Rubiales deve continuar tomando medidas para esclarecer o que todos nós vimos”, continuou o primeiro-ministro.

    Nesta segunda (21), Rubiales admitiu que errou ao dar o beijo na boca de Hermoso. O dirigente tem enfrentado muitas críticas sobre o incidente.

    Presidente do CENAFE (Centro Nacional de Treinadores de Futebol), Miguel Ángel Galán formalizou uma denúncia contra Rubiales alegando que o mandatário da federação infringiu a Lei do Esporte e o protocolo contra violência sexual da própria entidade que comanda o futebol nacional.

    “Na minha qualidade de treinador nacional nível 3 filiado à Federação Espanhola, denuncio Luis Rubiales pelo descumprimento da Lei 39/2022 do Esporte em razão do ato sexista de beijar na boca [a jogadora] Jennifer Hermoso na entrega do troféu do Mundial feminino 2023”, diz Galán no início de sua denúncia.

    “Segundo a lei, trata-se de um ato sexista intolerável no esporte. Corresponde, portanto, ao Conselho Superior de Esportes levar minha denúncia ao Tribunal Administrativo do Esporte para a abertura de um expediente que investigue o alcance do ato.”

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos