Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Por que o Fortaleza na final da Sul-Americana é o maior feito internacional do futebol nordestino

    Time se torna o primeiro da região a disputar uma decisão do torneio

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    O Fortaleza já havia entrado para a história da Copa Sul-Americana ao ser o primeiro clube do Nordeste brasileiro a chegar a uma semifinal, mas o Leão foi além.

    Ao bater o Corinthians nesta terça-feira (3), na Arena Castelão, na capital cearense, avançou à final, também algo histórico para uma agremiação da região no torneio criado pela Conmebol em 2002.

    O feito do Fortaleza se torna ainda mais especial porque é apenas o segundo nordestino a estar em uma final de competição organizada pela confederação sul-americana. O CSA, de Alagoas, avançou até a final da extinta Copa Conmebol, em 1999, e perdeu para o Talleres, da Argentina.

    Esse torneio, entretanto, já estava esvaziado naquele ano, quando foi realizada a última edição.

    Região na América

    Na Libertadores, o torneio elite de clubes na América do Sul, o Fortaleza alcançou em 2022 as oitavas de final, em sua primeira participação, e foi eliminado pelo Estudiantes-ARG.

    O Bahia, em 1989, esteve nas quartas de final, ainda a melhor participação de um time do Nordeste na Libertadores. O Tricolor de Salvador foi eliminado pelo Inter, quando o regulamento obrigava que clubes do mesmo país cruzassem até as quartas.

    A Copa Sul-Americana foi organizada a partir de 2002 como a segunda competição de clubes da América do Sul, além da Libertadores, no lugar da Copa Mercosul. Esta ocorreu de 1998 a 2001, sem a participação de nordestinos.

    Não havia critério técnico para classificação, mas convite, e apenas clubes do Sul e Sudeste eram chamados.

    Copa Conmebol

    Antes da Mercosul, e por dois anos concomitantemente, houve a Copa Conmebol. De 1992 a 1999, alguns clubes da América do Sul participavam por indicações, algumas técnicas, das federações locais. Após a criação da Copa Sul-Americana, entre 1998 e 1999, as equipes de maior expressão deixaram de ir à Copa Conmebol.

    O CSA, em 1999, foi vice-campeão perdendo a decisão para o Talleres em dois jogos: os brasileiros venceram em Maceió por 4 a 2, mas na Argentina levaram 3 a 0.

    Os alagoanos participaram da Copa Conmebol por vaga dada via Copa do Nordeste, mas só entrou após Vitória, Bahia e Sport e recusarem participar por entenderem que financeiramente e esportivamente não seria vantajoso.

    A final da Copa Sul-Americana

    Era, até hoje, a melhor campanha de um clube do Nordeste em um torneio oficial da Conmebol, que pode ser superada pelo Fortaleza. A final da Copa Sul-Americana em jogo único será em 28 de outubro, um sábado, no estádio Domingos Burgueño, em Maldonado, na região de Punta Del este, no Uruguai.

    O rival sairá da outra chave semifinal, que será definida nesta quarta-feira (4): a LDU, do Equador, visita o Defensa y Justicia, da Argentina, com 3 a 0 de vantagem construído na ida, em Quito.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos