Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Políticos lamentam a morte de Pelé; veja homenagens

    Rei Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo

    Da CNN

    em São Paulo

    Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo.

    O ex-atleta estava internado desde o dia 29 de novembro, quando voltou ao hospital Albert Einstein para reavaliar o tratamento quimioterápico e foi diagnosticado com uma infecção respiratória.

    De acordo com o hospital, Pelé morreu às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

    Veja a repercussão de políticos e autoridades:

    Luiz Inácio Lula da Silva

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte de Pelé nesta quinta-feira. Em publicação no Twitter, Lula destacou que “poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele”.

    “Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: ‘Pelé’”, disse o presidente eleito.

    Jair Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro manifestou pesar pela morte do Rei Pelé por meio de nota oficial divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República.

    O governo federal prestou condolências aos familiares e amigos, destacando que Pelé foi um dos maiores atletas de todos os tempos.

    Dilma Rousseff

    A ex-presidente Dilma Rousseff manifestou pesar pela morte de Pelé nas redes sociais.

    “Obrigada, Pelé! Obrigada pelos sorrisos que você proporcionou. Pelas lágrimas de emoção. Pelos gritos de gol. Obrigada pelas alegrias que deu ao povo brasileiro e aos povos do mundo. Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e aos seus familiares meu imenso pesar”.

    Márcio França

    O futuro ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que o Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia.

    “Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno!”, disse.

    Gilberto Kassab

    “Estou muito triste, como todo o Brasil, com a partida de Pelé. Rei unânime, aclamado pelo mundo, que levou o futebol, e o Brasil, aos quatro cantos do planeta. Gênio máximo nos gramados, acima de todos os demais”, disse Gilberto Kassab.

    Rodrigo Maia

    Rodrigo Maia afirmou em publicação no Twitter, que Pelé deu muitas felicidades não apenas aos brasileiros, mas a todos que amam o futebol.

    “A paixão pela seleção brasileira em lugares tão diferentes no mundo se deve a ele, que é e sempre será uma referência do nosso país. Minha profunda solidariedade à família e amigos”, disse Maia.

    Geraldo Alckmin

    “Pelé representou não apenas a genialidade na prática futebolística, mas também a concretização do sonho de um jovem brasileiro que deixou seu nome e de seu país na história”, disse o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

    Arthur Lira

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também publicou mensagem no Twitter.

    “Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre”, disse.

    Emmanuel Macron

    O presidente da França, Emmanuel Macron, também fez homenagem ao Pelé.

    “O Jogo. O Rei. A Eternidade”, disse Macron.

    Barack Obama

    “Nossos pensamentos estão com sua família e todos que o amavam e admiravam”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

    “Pelé foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas”.

    Rodrigo Pacheco

    “O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou”, disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no Twitter.

    “Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte”, completou.

    Gleisi Hoffmann

    A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também prestou homenagens no Twitter.

    “É com tristeza que a gente recebe a notícia da morte de Pelé. Nos deixa lindas recordações do futebol. Obrigada pelas alegrias que nos deu na seleção brasileira e por honrar o nome do Brasil mundo afora! Vá em paz. Pelé, presente!”

    Dilma Rousseff

    A ex-presidente Dilma Rousseff destacou as alegrias proporcionadas pelo Rei do Futebol.

    “Obrigada pelos sorrisos que proporcionou. Pelas lágrimas de emoção. Pelos gritos de gol. Obrigada pelas alegrias que deu ao povo brasileiro e aos povos do mundo. Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e à sua família meu imenso pesar”, disse Dilma.

    Ricardo Nunes

    O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, se solidarizou em publicação no Twitter.

    “Nesse momento de despedida, me solidarizo com a família, amigos e os milhões de fãs, onde me incluo. Pelé continuará sendo sempre o melhor jogador da história. Orgulho dos brasileiros, o gênio da bola deixa um grande legado que será eterna inspiração para muitas gerações de atletas”, disse Nunes.

    Rui Costa

    O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto oficial de dois dias no estado.

    “Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno!”, disse.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Gabriel Ferneda, Leandro Bisa, Manoela Carlucci)