Phil Foden, do Manchester City, à CNN: “Nos sentimos imbatíveis”
Meio-campista falou sobre o momento da equipe sob o comando de Pep Guardiola
Duas grandes influências moldaram a carreira de Phil Foden, estrela do Manchester City, no futebol: seu falecido avô e o atual técnico da equipe inglesa, Pep Guardiola. Seu avô faleceu aos 47 anos, mesmo número que o meio-campista usa na camisa como homenagem.
“Ele sempre me disse que eu seria jogador de futebol, mas talvez não imaginasse que conseguiria tanto sendo tão jovem”, diz Foden à CNN.
No ano passado, o City completou a tríplice coroa — vencendo a Premier League, a FA Cup e a Champions League — e, dado o foco e a ambição de seu técnico, Foden acredita que repetir esse feito é mais do que realista.
Nos seus oito anos no Manchester City, Guardiola criou uma atmosfera de equipe que tem estado no centro do sucesso do clube.
Quando questionado sobre como ele mantém os pés no chão, Foden responde: “É fácil para mim fazer isso, mas acho que vem do técnico. Se você olhar para a nossa equipe, não há ninguém que se considere uma estrela. É um jogo coletivo e todos participamos na conquista dos títulos. Podemos dizer que somos o melhor time do mundo… Trabalhamos muito para isso”, continua.
“Parece que estamos cada vez melhores”
Quando questionado sobre como ele mantém os pés no chão, Foden responde: “É fácil para mim fazer isso, mas acho que vem do técnico. Se você olhar para a nossa equipe, não há ninguém que se considere uma estrela. É um jogo coletivo e todos participamos na conquista dos títulos. Podemos dizer que somos o melhor time do mundo… Trabalhamos muito para isso”, continua.
Em Dubai, no início deste mês, o City recebeu o Prêmio Globe Soccer de 2023 de Melhor Time Masculino, junto com o prêmio de Melhor Treinador para Guardiola e três outros prêmios individuais para os atletas.
“Isso apenas mostra o quão longe chegamos… parece que estamos cada vez melhores e ganhando mais troféus”, diz Foden.
O técnico torna todos melhores… ele é intenso no treinamento, está sempre empurrando os jogadores para o próximo nível
Parte dessa cultura vencedora também envolve manter os jogadores do time com fome. Foden diz: “O técnico simplesmente te coloca quando você menos espera, então você tem que procurar estar pronto e lutar pelo seu lugar”.
O jovem de 23 anos viu esse apetite entre os jogadores mais jovens, especialmente Rico Lewis e Oscar Bobb que, tal como Foden, passaram pelas categorias de base do clube. Lewis tem entrado no time, somando 24 jogos de liga nas últimas duas temporadas, enquanto o gol de Bobb recentemente garantiu ao City a emocionante vitória por 3 a 2 na Premier League sobre o Newcastle.
Natural de Stockport, na Grande Manchester, Foden é um torcedor de longa data do Manchester City e ingressou no clube quando tinha apenas quatro anos de idade. Em 2016, subiu para a equipe principal na temporada inaugural de Guardiola.
“Não tive outro treinador”, diz Foden, que tem sido uma peça importante no sucesso do City, conquistando cinco títulos da Premier League e uma Champions League sob o comando de Guardiola.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5273033″ title_galeria=”Imagens da final do Mundial de Clubes entre Manchester City e Fluminense”/]
“No Etihad, nos sentimos imbatíveis”
John Terry, ex-zagueiro do Chelsea e da Inglaterra, também esteve em Dubai para receber o Globe Soccer Player Career Award e falou com admiração sobre o que o City alcançou nos últimos anos.
“Acho incrível o trabalho de bastidores que Pep e o clube fazem… Eles poderiam quebrar recordes este ano. Acredito firmemente que vão, não acho que alguém esteja perto do nível deles”, disse Terry à CNN.
Sob o comando de Pep Guardiola, o clube de Manchester conquistou até agora 14 troféus em oito temporadas. Para Guardiola e sua equipe, o objetivo nesta temporada é garantir mais uma Tríplice Coroa.
“É algo realista agora, porque foi feito por nós. Sabemos o que é preciso… Acho que será mais difícil fazer isso este ano porque muitos outros times querem nos vencer”, disse Foden.
Em casa, em particular, o Manchester City tem sido dominante. O clube ficou invicto no Etihad Stadium em 2023, perdendo pela última vez em casa há mais de 14 meses.
Com a confiança de saber que somos o melhor time do mundo, e especialmente quando estamos no Etihad, nos sentimos imbatíveis
Phil Foden
No entanto, uma nuvem atualmente paira sobre o City: no ano passado, a Premier League acusou o clube de mais de 100 violações das regras financeiras da liga. As acusações referem-se a violações supostamente cometidas entre 2009 e 2018.
O clube também foi acusado de não cooperar com a investigação da liga iniciada em 2018. Depois que o Manchester City foi acusado, o clube disse que estava “surpreso com a emissão destas supostas violações das regras da Premier League, especialmente devido ao extenso envolvimento e à grande quantidade de materiais detalhados que a liga recebeu.”
O City ocupa atualmente o segundo lugar na liga com 43 pontos, cinco atrás do Liverpool, mas a forma recente do time de Guardiola sugere que será mais uma vez um dos favoritos ao título. Os dois primeiros se enfrentam em Anfield no início de março.
Na Champions League, o clube enfrenta o Copenhague em fevereiro, nas oitavas de final. E o próximo jogo é a quarta rodada da FA Cup, contra o Tottenham, nesta sexta-feira (26).
Para Guardiola e sua equipe, a luta incansável em todas as frentes continua.