Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Paratletas russos poderão competir sob bandeira neutra nos Jogos de Paris 2024

    Decisão foi anunciada em assembleia geral do Comitê Paraolímpico Internacional nesta sexta-feira (29)

    Matt Fosterda CNN

    Os paratletas russos terão permissão para competir sob bandeira neutra nas Paralimpíadas de Paris 2024, depois que o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) votou contra a suspensão total do comitê paraolímpico russo nesta sexta-feira (29). A votação foi realizada na Assembleia Geral do IPC no Bahrein.

    “Os membros do IPC votaram 90-56 a favor de uma moção para suspender parcialmente o comitê paraolímpico da Rússia [com abstenção de seis membros]”, afirmou o IPC num comunicado.

    “Esta decisão foi tomada depois que os membros votaram inicialmente contra uma moção para suspender totalmente a Rússia por 74-65 [com 13 abstenções].”

    A suspensão parcial do comitê russo por violações das obrigações constitucionais de filiação significa que os paratletas russos “serão elegíveis para participar de forma individual e neutra [isto significa sem equipes] nos Jogos Paraolímpicos”, de acordo com o comunicado.

    Uma suspensão total significaria que nenhum paratleta russo poderia competir nos Jogos de Paris no ano que vem.

    “Em cada caso, isso está sujeito ao fato de os atletas e pessoal de apoio atenderem às condições de participação estabelecidas pelo Conselho Diretor do IPC. O comitê paraolímpico da Rússia também não está autorizado a organizar qualquer evento/competição esportiva envolvendo outros membros do IPC”, acrescentou o comunicado.

    A CNN procurou os Comitês Paraolímpicos da Ucrânia e da Rússia para comentar a decisão, mas não recebeu resposta imediata.

     

    O comitê russo mantém o direito de recorrer da decisão desta sexta-feira no tribunal de apelações independente do IPC. Caso qualquer recurso seja rejeitado, a suspensão será aprovada na Assembleia Geral do IPC de 2025.

    O Comitê Paraolímpico Internacional proibiu atletas russos e bielorrussos de competir nas Paraolimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim, depois que várias equipes ameaçaram não competir nos Jogos se a participação dos dois países fosse permitida.

    A 140ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) acontecerá em Mumbai, de 15 a 17 de outubro, onde serão realizadas votações semelhantes em relação aos atletas russos e bielorrussos. As Paraolimpíadas de Paris 2024 acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos