Paralimpíada: Conheça história de atleta que foi vítima do desastre de Chernobyl
Oksana Masters, de 35 anos, está entre os maiores atletas paralímpicos dos Estados Unidos
A atleta Oksana Masters nasceu no dia 19 de junho de 1989 em Khmelnytskyi, na Ucrânia. A cidade fica localizada a poucas horas de Chernobyl, local onde ocorreu um dos maiores desastres nucleares da história.
Oksana nasceu apenas três anos depois do grave acidente que mudou a vida de milhares de pessoas.
Devido a explosão nuclear, várias cidades próximas da região foram tomadas por radiação. Por conta disso, Oksana Master nasceu com hemimelia tibial. A condição fez com que a atleta nascesse com uma perna maior que a outra, cinco dedos nas mãos mas sem polegares e seis dedos nos pés.
Oksana foi abandonada quando era uma criança e passou parte da infância em orfanatos. A atleta conta que passou fome e abusos sexuais durante esse período.
“Eu estava em um orfanato muito pobre, não tinha muita comida. Nunca tinha o suficiente para satisfazer a fome”, declarou.
Devido a sua condição, Masters precisou passar por várias cirurgias ao longo da vida. Com nove anos de idade ela precisou amputar uma das pernas. Cinco anos depois precisou amputar a outra perna. Oksana também passou por procedimentos para que um dos dedos das mãos funcionasse como polegar.
A história de vida da americana começou a mudar quando ela tinha nove anos e foi adotada por Gay Masters, uma estadunidense.
Oksana então se mudou para Nova York e a pedido da mãe começou a praticar esportes. Com 13 anos a atleta começou a praticar remo e logo se apaixonou pelo esporte. Em 2012, Oksana participou da sua primeira Paralimpíada e conquistou a medalha de bronze.
No entanto, uma lesão nas costas fez com que ela começasse a praticar outra modalidade. Atualmente, a atleta pratica o esqui cross-country, ciclismo e biatlo.
Oksana é uma das principais atletas paralímpicas estadunidenses. Até aqui, ela já conquistou 17 medalhas nos quatro esportes que já praticou.
Em Paris 2024, Oksana vai participar da prova de ciclismo nas provas de estrada H5 e contra relógio em estrada H4-5. A categoria de Master é para atletas que pedalam com as mãos.
As Paralimpíadas começam nesta quarta-feira (28) e se estendem até 8 de setembro.