Vitória chega a 99,9% de chances de acesso à Série A; veja o que falta
Leão pode sacramentar acesso à Primeira Divisão no próximo domingo (5), às 19h (de Brasília), no Barradão, contra o Vila Nova
O ponto somado diante do Juventude neste domingo (29) levou o Vitória a alcançar 99,91% de probabilidade de acesso à Série A, apontam os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federação de Minas Gerais (UFMG).
Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, com 65 pontos, o Leão pode zerar, nesta 35ª rodada da Série B, os 0,09% que o separam da elite nacional. O Leão receberá, no próximo domingo (5), às 19h, no Barradão, o Vila Nova. É quando poderá sacramentar, matematicamente, o retorno à primeira divisão do Brasileirão após seis anos.
Para isso, é possível que o acesso venha até mesmo com um empate com a equipe goiana. Porém, para garantir a classificação, será necessária uma combinação de resultados.
Se o Vitória vencer o Tigre, a Série A estará muito próxima com os 68 pontos alcançados. Neste cenário, a equipe comandada pelo técnico Léo Condé precisará torcer para que pelo menos um de três resultados aconteçam: o Sport perca para o Mirassol ou o Juventude não vença o Ituano ou, por fim, que o Criciúma não vença o ABC.
- Mirassol x Sport: – derrota do Sport;
- Juventude x Ituano: – empate ou vitória do Ituano;
- Criciúma x ABC: – empate ou vitória do ABC.
Se o Leão empatar, será necessário torcer por uma combinação mais complexa, em que o Novorizontino, Juventude e Criciúma precisarão perder, e o Guarani não vencer o Londrina. Tudo ao mesmo tempo.
- Atlético-GO x Novorizontino: quarta-feira (1º), às 20h – vitória do Atlético-GO;
- Juventude x Ituano – vitória do Ituano;
- Londrina x Guarani – empate ou vitória do Londrina;
- Criciúma x ABC – vitória do ABC;
A quatro rodadas para o fim da competição e seis pontos à frente do vice-líder, o Sport, o Vitória também alcançou 94,2% de chances de título, segundo a UFMG. Após o empate com o Juventude na última rodada, o técnico Léo Condé comentou sobre a ansiedade da equipe para chegar aos objetivos.
“É normal, todos querem resolver o quanto antes. Acho que ninguém imaginava chegar à reta final com a pontuação que a gente tem. É normal, a gente lida como ser humano. Mas o grupo já mostrou maturidade e experiência para passar por adversidades, tenho certeza de que vamos trabalhar e fazer um melhor jogo na próxima partida”, disse.
Segundo a UFMG, a equipe que alcançar 68 pontos tem 100% de chance de acesso.