“SAF é um caminho sem volta no Brasil”, diz especialista em marketing esportivo
Bernardo Pontes, proprietário da ALOB, empresa de marketing esportivo, foi o convidado do Esportes
Convidado do CNN Esportes desta semana, Bernardo Pontes, proprietário da ALOB, empresa de marketing esportivo, e com passagens por Vasco, Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Corinthians, falou sobre o crescimento das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) nos clubes brasileiros.
Segundo o publicitário, este é um caminho sem volta que vai proporcionar muitos benefícios às equipes.
“É um caminho sem volta e fundamental para a evolução do futebol brasileiro. Quando um clube vira SAF, ele consegue planejar a médio e longo prazo, existe essa tranquilidade”, explicou.
“Quando você é um clube associativo e não tem capital e potencial financeiro para segurar uma contratação ou fazer investimento, você é obrigado a vender aquele atleta que poderia te render mais ou é obrigado a aceitar uma oferta de patrocínio aquém do que gostaria, porque não tem capacidade para bancar o salario do mês”, completou.
Bernardo reforçou que alguns clubes têm necessidade imediata de adquirir recursos, o que prejudica a saúde financeira: “Já vivi isso, aceitar um valor menor (de patrocínio) por conta da pressa para fechar até o final do mês. A necessidade do dinheiro imediato”.
Ainda de acordo com o publicitário, os grandes investidores podem trazer segurança e estabilidade aos clubes do Brasil.
“Como boa parte das SAFs são geridas por grandes investidores, o dinheiro imediato não é tão fundamental assim. Ele (o dirigente) vai ter uma capacidade melhor de planejar o clube. Consegue segurar um patrocínio para fechar no valor que quer, manter uma contratação. Muda o ritmo do andamento de um clube de futebol”, completou.