Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rival do Brasil, Croácia tem histórico como vencedora contra campeões em Copas

    Embora nunca tenha levantado uma taça do Mundial, os croatas já foram responsáveis pelas eliminações de Alemanha, Inglaterra, Itália e Argentina; Seleção Brasileira enfrenta o time nesta sexta-feira (9)

    Do Estadão Conteúdo

    Próxima adversária do Brasil na Copa do Catar, a Croácia possui um histórico respeitável quando enfrenta, no Mundial, seleções que já conquistaram o título de campeãs do Mundo. Embora nunca tenha vencido a Seleção Brasileira na competição e nem levantado uma taça de Copa, o atual vice-campeão já foi responsável pelas eliminações de Alemanha e Inglaterra no Mundial. Também já derrotaram Itália e Argentina.

    Em oito partidas contra as equipes que já levantaram a taça, a Croácia, que tem cinco participações no torneio, venceu quatro jogos e perdeu outros quatro. A partida contra a Seleção Brasileira, na sexta-feira, Education City Stadium, vai desempatar a série equilibrada.

    Apesar de ter passado da fase de grupos apenas duas vezes, a Croácia chegou, no mínimo, à semifinal quando pôs os pés no mata-mata – em 1998 ficou em 3º lugar e, em 2018, foi vice-campeã.

    Foi na estreia em Copas, na França, em 1998, que os croatas tiveram os primeiros embates contra as principais seleções. Depois de vencer as duas primeiras partidas, a Croácia entrou em campo contra a Argentina, na terceira rodada da fase de grupos, com ambas já classificadas para as oitavas. Os sul-americanos ganharam a partida por 1 a 0.

    No mata-mata, depois de vencer a Romênia, os croatas eliminaram a então tricampeã mundial Alemanha depois de fazer 3 a 0 no placar. Foi a primeira campeã do mundo vítima da Croácia.

    Foi também na Copa de 98 que a Croácia, de Davor Suker, artilheiro do torneio, com seis gols, perdeu para os anfitriões na semifinal, por 2 a 1, com gol na prorrogação. A derrota, porém, não entra na conta do histórico de partidas contra campeãs do mundo já que, na época, os franceses ainda não tinham levantado a taça mais cobiçada do futebol.

    Depois de vencer a Alemanha em 98, a segunda vítima dos croatas foi a Itália, em 2002, na Copa sediada na Coreia do Sul e no Japão. As duas seleções se enfrentaram na segunda rodada da fase de grupos, e a Croácia venceu por 2 a 1, de virada, com os dois gols sendo feitos nos últimos 20 minutos do jogo.

    Apesar da vitória, os croatas não conseguiram a classificação para as oitavas no Mundial asiático. Na última rodada da primeira fase, a seleção europeia perdeu para Equador e facilitou o caminho para que Itália e México ficassem com as duas vagas do grupo.

    As outras duas vitórias que a Croácia conseguiu contra campeãs mundiais aconteceram na Copa da Rússia, em 2018. A primeira na fase de grupos, contra a Argentina, na vitória por 3 a 0 construída com um belo arremate de fora da área de Modric.

    A outra vitória aconteceu na semifinal contra a Inglaterra. A partida que valeu vaga para a final terminou com a vitória dos croatas por 2 a 1, com o gol decisivo sendo marcado na prorrogação.

    Derrotas

    Além da já citada derrota para a Argentina em 1998, a Croácia perdeu outras três vezes quando enfrentou campeãs mundiais em Copas do Mundo. Duas delas aconteceram contra o Brasil. A primeira em 2006, quando ambas estrearam na Copa da Alemanha e o jogo, válido pela fase de grupos, terminou 1 a 0 para os brasileiros; e o outro em 2014, na partida que abriu o Mundial sediado no Brasil. De virada, os anfitriões vencera por 3 a 1.

    A última derrota da Croácia para uma equipe campeã da Copa do Mundo foi, certamente, a mais dolorida. Valendo o título, os croatas foram superados pela França por 4 a 2 no Lujniki, em Moscou, na Rússia, e deixaram escapar a chance de conquistar o título pela primeira vez entrar para o hall de campeãs do mundo

    Histórico dos confrontos

    • Copa do Mundo de 1998 – França: Argentina 1 x 0 Croácia (Fase de Grupos) – Derrota

    • Copa do Mundo de 1998 – França: Alemanha 0 x 3 Croácia (Quartas de final) – Vitória

    • Copa do Mundo de 2002 – Coreia do Sul/Japão: Itália 1 x 2 Croácia (Fase de Grupos) – Vitória

    • Copa do Mundo de 2006 – Alemanha: Brasil 1 x 0 Croácia (Fase de Grupos) – Derrota

    • Copa do Mundo de 2014- Brasil: Brasil 3 x 1 Croácia (Fase de Grupos) – Derrota

    • Copa do Mundo de 2018- Rússia: Argentina 0 x 3 Croácia (Fase de Grupos) – Vitória

    • Copa do Mundo de 2018- Rússia: Croácia 2 x 1 Inglaterra (Semifinal) – Vitória

    • Copa do Mundo de 2018- Rússia: França 4 x 2 Croácia (Final) – Derrota

    Tópicos