Ramon Dino, “Ferrari Humana” e mais: veja quem são os brasileiros no Mr. Olympia
Principal torneio de fisiculturismo do mundo começa no dia 10 de outubro
O Mr. Olympia, principal campeonato de fisiculturismo do mundo, começa no dia 10 de outubro. Esta é a 60ª edição do torneio, que será realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A competição reúne mais de 330 atletas de diferentes países. O Brasil terá quase 50 representantes, e alguns chegam como favoritos. A única categoria que não contará com nenhum brasileiro é a Fitness, com 13 mulheres na disputa.
A Classic Physique, categoria da qual participam Ramon Dino e o canadense Chris Bumstead, é a que tem o maior número de competidores: 64.
Conheça os principais nomes brasileiros no Mr. Olympia
Ramon Dino (Classic Physique)
Ramon Dino é um dos principais nomes do fisiculturismo brasileiro e mundial. Participou três vezes do Mr. Olympia, em 2021, quando ficou em 5º lugar, e em 2022 e 2023, edições em que ficou com o vice da categoria.
Em março deste ano, o brasileiro era o principal favorito ao título do Arnold Classic Ohio, torneio do qual Cbum não participou. No entanto, o brasileiro foi superado pelo holandês Wesley Vissers e ficou em 2º lugar.
É um dos favoritos na categoria Classic Physique, mas será difícil desbancar o canadense Chris Bumstead, atual pentacampeão do torneio.
Principais conquistas de Ramon Dino
- 2018 – Mr. Olympia Brasil (campeão e Overall) – conquistou o IFBB Pro Card
- 2021 – Europa Pro (2º lugar) – Vaga Mr. Olympia 2021
- 2021 – Mr. Olympia (5º lugar)
- 2021 – Muscle Contest Brasil (1º lugar) – Vaga Mr. Olympia 2022
- 2022 – Arnold Classic Ohio (2º lugar)
- 2022 – Mr. Olympia (2º lugar)
- 2023 – Arnold Classic Ohio (campeão)
- 2023 – Mr. Olympia (2º lugar)
- 2024 – Arnold Classic Ohio (2º lugar)
Gabriel Zancanelli (Classic Physique)
Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, Gabriel Zancanelli tem 27 anos de idade e já fez história no fisiculturismo do país. Em 2021, ele foi o primeiro brasileiro a conseguir uma vaga no Mr. Olympia na categoria Classic Physique. Ele terminou em 16º naquele ano.
Também participou do torneio em 2022 e 2023 e terminou em 13º lugar nas duas edições. A primeira vez que o mineiro subiu aos palcos foi aos 16 anos de idade.
Diogo Montenegro (Men’s Physique)
O brasileiro de 33 anos de idade é o atual campeão do Arnold Classic Ohio. Diogo chegou a conquistar o 3º lugar no Mr. Olympia duas vezes (em 2022 e 2021), melhor colocação de um brasileiro na categoria Men’s Pysique. No ano passado, o atleta ficou 5º.
O fisiculturista foi vice-campeão no Arnold Ohio em 2023 e ocupou o 3º lugar em 2022.
Vinicius Mateus Vieira Lima (Men’s Physique)
Vinicius tem 26 anos de idade, é de Macapá (AP) e é o atual vice-campeão da categoria Men’s Physique do Arnold Classic Ohio. O atleta se tornou profissional em 2018 e, no ano seguinte, venceu a competição internacional Muscle Contest Brasil.
O fisiculturista participou do Mr. Olympia em 2022 e 2023, mas não figurou entre os primeiros colocados.
Emmanuel Costa (Men’s Physique)
Emmanuel costa começou no profissional em 2022 e chegou a garantir vaga para o Mr. Olympia daquele ano. No entanto, por problemas com o visto, não conseguiu participar do torneio.
Em 2023, foi campeão do Men’s Physique Sur Pro Cup Chile 2023 e garantiu vaga para o Olympia, edição da qual conseguiu participar, mas não apareceu entre os primeiros colocados da categoria.
Rafael Brandão (Mr. Olympia)
Rafal Brandão tem 31 anos de idade e é atualmente o principal atleta da categoria Open (Mr. Olympia) no país. Em 2021, foi campeão do Romenia Pro e se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma competição profissional na categoria mais tradicional do fisiculturismo. Neste ano, ficou em 3º lugar no Arnold Classic Ohio.
Em 2022, Rafael Brandão participou do Mr. Olympia após 34 anos sem um brasileiro na Open, a última vez havia sido em 1988, com Luiz Otávio de Freitas. Brandão ocupou o top 10 do torneio, mas optou por não participar em 2023, pois ficou um ano fora dos palcos para buscar evolução.
Josué Fabiano (Wheelchair)
Também chamado de “Gorila Albino”, o carioca de 24 anos de idade disputa na categoria Weelchair, destinada para atletas que usam cadeira de rodas. Ele foi campeão do Arnold Classic South America, ficou em 3º lugar no Mr. Olympia do ano passado e também em 3º no Arnold Classic Ohio deste ano.
Natalia Coelho (Women’s Physique)
Natalia Coelho nasceu em Nova Iorque, mas se mudou para o Brasil ainda bebê. Mas voltou para os Estados Unidos aos 14 anos de idade. Ela tem dupla nacionalidade, foi campeã do Mr. Olympia na categoria Women’s Physique em 2022 e participou do torneio nove vezes na carreira.
Ela gosta de musculação desde criança. Aos seis anos de idade, fazia aulas de balé, mas já gostava de ir para os pesos da academia. Aos 13 anos de idade, começou a praticar musculação e estudar sobre o universo do fisiculturismo, mas a carreira no esporte começou realmente quando se mudou para os Estados Unidos.
Ela tem três diplomas que conquistou enquanto morava no país: nutrição esportiva, ciência do esporte e do exercício e cinesiologia, além de pós-graduação em saúde intestinal.
Franciele Mattos (Wellness)
Francielle Mattos, também chamada de “Ferrari Humana” é o principal nome da categoria Wellness no mundo. Além de atual campeã do Arnold Classic Ohio, a fisiculturista é a atual tricampeã do Olympia.
A categoria está presente no torneio somente desde 2021, desde então, a brasileira venceu todas as edições. A paranaense de 38 anos ganhou o apelido de “Ferrari Humana” e está entre as favoritas ao título. Vale destacar que as brasileiras costumam ir bem na categoria Welness.
Isabelle Pereira Nunes (Wellness)
Outra grande favorita ao título é a Isa Nunes, brasileira de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, que tem 28 anos de idade e ficou em 2º lugar, atrás de Francielle Mattos, nas últimas duas edições do Mr. Olympia que contaram com a categoria Wellness.
Isa levou o título do Arnold Classic Ohio em 2022, primeira edição do torneio que contou com a categoria, e vice-campeã neste ano.
Angélica Teixeira (Bikini)
Um dos maiores nomes da categoria Bikini voltou aos palcos em março após quatro anos. Angélica Teixeira, de 38 anos de idade, ficou fora das competições para ser mãe e teve duas filhas durante o período.
Em 2024, ficou em 4º lugar no Arnold Classic Ohio. A brasileira foi bicampeã do Mr. Olympia (2017 e 2018), bicampeã do Arnold Classic Ohio (2017 e 2018), bicampeã do Arnold Australia e venceu 13 títulos IFBB Pro.
Isa Pecini (Bikini)
Campeã do Mr. Olympia em 2019 e 5º lugar do torneio em 2023, Elisa Pecini, natural de Campinas, São Paulo, também aparece entre as favoritas na categoria. A brasileira de 27 anos de idade foi campeã do Arnold Classic Ohio em 2020.
Isa teve anorexia durante a adolescência e chegou a pesar 37 quilos e ser internada em uma clínica psiquiátrica por um mês.
Todos os brasileiros no Mr. Olympia
Mr. Olympia (Open)
- Rafael Brandao
Classic Physique
- Everson Costa Melo
- Ramon Dino
- Gabriel Zancanelli
- Fabio Junio
- Eric Lisboa
- Livingstone Livinho
- Gabriel Pereira
- Junior Javorski
- Diego Alejandro Galindo Garavito
- Matheus Menegate
Wheelchair (cadeira de rodas)
- Josue Fabiano Barreto Monteiro
212
- Vitor Alves Porto De Oliveira
- Marcello Alfonsi
- Francisco Barrios Vlk
- Fabricio Moreira
Men’s Physique
- Carlos De Oliveira
- Kaique Santos
- Diogo Montenegro
- Edvan Palmeira
- Vincius Mateus Vieira Lima
- Vitor Chaves
- Matheus Nery Oliveira
- Emerson Costa
- Guilherme Gualberto
- Rafael Oliveira
- Emmanuel Costa
Ms. Olympia
- Alcione Santos Barreto
- Leyvina Rodrigues Barros
Figure
- Leticia Ramos
Women’s physique
- Elisama Manoel Benta Zorzetto
- Caroline Alves Dos Santos
- Natalia Abraham Coelho (Brasil e EUA)
Bikini
- Luciana de Souza Santos
- Priscila Rodrigues
- Angelica Teixeira
- Elisa Pecini
Welness
- Franciele Mattos
- Isabelle Nunes
- Giselle Machado
- Marcela Mattos
- Rayane Fogal
- Valquiria Lopes
- Narla Vilar
- Daniele Mendonca
- Eduarda Bezerra
- Camile Luz