Presidente da Federação Espanhola pede desculpas por beijo na boca de Jenni Hermoso
Luis Rubiales disse, em vídeo emitido pela federação, reconhecer o erro; ministro espanhol condenou a atitude
Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), pediu desculpas nesta segunda-feira (21) por ter beijado a jogadora Jennifer Hermoso, da Espanha, durante a comemoração da Copa do Mundo Feminina neste domingo (20).
O fato aconteceu durante a entrega de medalhas. A atleta estava cumprimentando os dirigentes espanhóis quando chegou em Rubiales, que a abraçou, segurou o rosto de Hermoso e lhe deu um beijo na boca.
A situação repercutiu no mundo inteiro, chegando até mesmo a autoridades do governo espanhol. O dirigente, então, se desculpou pelo ocorrido.
“Seguramente errei, tenho que reconhecer. Num momento de máxima efusividade, sem qualquer má intenção ou má-fé, aconteceu o que aconteceu, de maneira muito espontânea”, disse.
“Tenho de pedir desculpa, não tenho alternativa. Além disso, tenho de aprender com isso e perceber que, quando represento uma instituição tão importante quanto a Federação, sobretudo em cerimônias, tenho que ter mais cuidado”, continuou.
Após a situação, Jennifer Hermoso disse, em uma live nas suas redes sociais, que ficou incomodada com a situação. “Não gostei, mas o que eu ia fazer?”, contou a jogadora.
Ação não agradou ao governo espanhol
Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta classificou a atitude como “inaceitável” e disse que todas as jogadoras “merecem respeito”. Ele exigiu que o presidente da RFEF se explicasse e se desculpasse.
“Temos todos que ser cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações. É inaceitável beijar uma jogadora na boca para felicitá-la”, afirmou.