Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Pan de Santiago: Brasil vence Cuba e está na semifinal do vôlei

    Seleção fecha primeira fase com três vitórias e na liderança do grupo A

    Ana Cristina Schwambachda CNN

    O Pan de Santiago está na reta final, mas ainda dá tempo de garantir medalha e é o que a seleção masculina de vôlei quer.

    Nessa quarta (1º), o Brasil venceu Cuba em um jogo emocionante por 3 a 2, com parciais 25/23, 25/16, 18/25, 25/27 e 18/16. Com o resultado, a equipe encerra a fase de grupos invicta e na liderança isolada do grupo A, conseguindo vaga direta na semifinal.

    Darlan Souza foi o maior pontuador da partida, com 29 pontos. O cubano Miguel López ficou em segundo pontuando 23 vezes.

    A disputa do vôlei no Pan começou dividindo as oito seleções em dois grupos de quatro. O líder de cada grupo avança direto para as semifinais. As vitórias por 3 a 0 valem cinco pontos na classificação, enquanto vitórias por 3 a 1 dão quatro pontos para o vencedor e um ponto para o perdedor e vitórias por 3 a 2 garantem 3 pontos para quem vence e 2 pontos para quem perde.

    Como o Brasil venceu os três jogos, contra Colômbia, México e Cuba, sendo os dois primeiros por 3 a 0 e o último por 3 a 2, somou 13 pontos e garantiu vaga na semifinal. Segundo e terceiro colocados nos grupos disputam as quartas de final.

    O jogo

    O jogo começou bem equilibrado no primeiro set. As seleções trocaram pontos até a metade do set, quando o Brasil conseguiu abrir vantagem de quatro pontos. Destaque para os saques forçados de Darlan Souza e Miguel López, que chegaram a atingir 120 km/h. Na reta final, Cuba conseguiu diminuir a vantagem brasileira para dois pontos, mas não foi o suficiente para empatar ou virar. Adriano garantiu o set point, fechando a conta em 25 a 23.

    O segundo set foi dominado pelo Brasil, que não abriu muitas brechas para Cuba. Os cubanos tentaram forçar o saque para dificultar o passe, o que levou a alguns erros e pontos de graça para o Brasil, que fechou o set em 25 a 16.

    No terceiro set, foi a vez de Cuba dominar. Com o saque forçado e o bloqueio funcionando, os cubanos abriram seis pontos de vantagem logo no começo e administraram até o final, fechando o set em 25 a 18.

    O quarto set guardou grandes emoções. Começou, assim como o primeiro, muito disputado. Brasil e Cuba trocaram pontos, com Darlan e López sendo mais uma vez protagonistas. A defesa brasileira encaixou, gerando contra-ataques importantes, que fizeram a equipe abrir 4 pontos de vantagem. Mas com saque forçado e bloqueio funcionando, Cuba buscou a diferença e empatou o jogo em 14 a 14. A partir daí, o jogo voltou a ficar lá e cá. Cuba abriu dois pontos de vantagem no fim do set, chegando a 23 a 21, mas a seleção brasileira buscou e conseguiu empatar. Depois disso, o Brasil ainda salvou dois set points (24/23 e 25/24), mas Cuba conseguiu fechar em 27 a 25.

    No tie break, venceu quem errou menos. Apesar do placar apertado, não foi um set com nível elevado o tempo inteiro, já que os dois lados erraram bastante. Por fim, o Brasil fechou a contagem com ponto de bloqueio em 18 a 16, contando mais uma vez com atuação decisiva de Darlan.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos