Morre o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, aos 71 anos
Juiz de futebol ficou marcado por arbitragens polêmicas
Morreu nesta terça-feira (20) o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, aos 71 anos. Velório e enterro serão realizados no cemitério Memorial Jardim Santo André, no ABC Paulista. A morte foi confirmada pelo Sindicato dos Árbitros de São Paulo.
José Aparecido foi um dos principais árbitros do país no início da década de 90. Apitou a final do Campeonato Paulista de 1993, no qual o Palmeiras saiu de um jejum de 17 anos sem títulos.
Naquele jogo, despertou a ira dos alvinegros quando não expulsou Edmundo após dura falta em Paulo Sérgio. Anos depois, reconheceria o erro em não expulsar o atacante palmeirense. Ao seguir no jogo, o camisa 7 alviverde foi crucial para o título.
Outro episódio marcante foi a cusparada que sofreu do meia Neto, quando esse ainda atuava pelo Corinthians, em 1991. O ex-jogador afirmou, diversas vezes, ter se arrependido e pediu publicamente desculpas pela atitude.
Após a aposentadoria dos gramados, atuou como advogado. José Aparecido parou de arbitrar aos 45 anos depois de ter diagnosticado um câncer no estômago.