“Lenda de Berlim”: homem de 82 anos completa maratona pela 43ª vez
Gunther Hallas foi o primeiro vencedor da história da prova
“Trotar um pouco, caminhar um pouco, correr um pouco – sempre alternando”,Na última semana, foi realizada a 50ª edição da Maratona de Berlim, uma das mais tradicionais corridas de rua do mundo. O alemão Gunther Hallas, primeiro vencedor da história da prova, tem 82 anos de idade e completou a prova pela 43ª vez.
“Eu venci a primeira Maratona de Berlim e queria fazer parte da 50ª edição e consegui. Meu pé doeu um pouco, porque eu não tinha treinado muito, mas eu cruzei a linha de chegada. Os fãs torceram por mim durante todo o curso por causa do número 42 nas minhas costas, que significam as 42 maratonas que eu já corri”, afirmou Gunther após a prova.
“Eu tive um apoio extra. As pessoas gritava: ‘Gunther, você consegue, 42 vezes’ ou apenas: ‘Gunther’ a cada 10 metros. Ouvir meu nome o tempo todo realmente me ajudou a terminar feliz e saudável, apesar de um pouco de dor”, completou.
“Esta foi a minha maratona mais difícil e mais lenta. A minha primeira durou 2 horas e 44 minutos. Nesta, eu levei 7 horas e 2 minutos. Eu queria ter terminado em menos de 7 horas, mas não consegui administrar, porque parava para entrevistas ou para tirar foto com as pessoas”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Gunther terminou a prova em 14º lugar na categoria acima de 80 anos, em que havia 19 homens e cinco mulheres. Nas redes sociais, o perfil oficial da maratona chamou o atleta de “lenda de Berlim”.
Ver essa foto no Instagram
Em 1974, o alemão foi o vencedor em 1974, aos 34 anos de idade, com o tempo de 2 horas, 44 minutos e 53 segundos. Naquele ano, foram 286 participantes. Em entrevista ao jornal alemão Berliner Zeitung, ele afirmou que foi a última maratona dele.
Hallas foi carteiro e disse que a profissão o ajudou a criar resistência por subir tantas escadas. A estratégia para a última maratona era: “Trotar um pouco, caminhar um pouco, correr um pouco, sempre alternando”.
Neste ano, o primeiro colocado foi Milkesa Mengesha, da Etiópia, que conclui a prova em 2h03min17s.
Outro momento emocionante da corrida foi com Peter Barte. Ele também participou da primeira Maratona de Berlim da história e conseguiu terminar a 50ª edição. O alemão foi o último atleta a concluir a prova.
Ver essa foto no Instagram