Judoca argelino desiste das Olimpíadas para evitar confronto com israelense
Fethi Nourine se retirou dos Jogos após o sorteio da competição o colocar no caminho para possível luta com Tohar Butbul
O judoca da Argélia Fethi Nourine desistiu de participar das Olimpíadas de 2020 antes do início do evento, depois que o sorteio o colocou no caminho para uma possível luta contra um atleta de Israel.
Nourine disse à TV argelina que seu apoio político à causa palestina tornava impossível para ele competir contra Tohar Butbul.
“Trabalhamos muito para chegar às Olimpíadas e a notícia veio como um choque, um trovão”, disse ele ao canal na noite de quinta-feira (22). Nourine disse que sua decisão era “final” e que ele não “sujaria as mãos”.
O lutador de 30 anos enfrentaria Mohamed Abdalrasool, do Sudão, na segunda-feira (26), pela primeira vez na categoria masculina de 73 kg. Uma vitória o faria lutar com Butbul.
Não é a primeira vez que Nourine desiste das competições para evitar enfrentar um adversário israelense. Ele tomou a mesma atitude no campeonato mundial de 2019, em Tóquio, pelo mesmo motivo.
“Não tivemos sorte com o empate. Conseguimos um adversário israelense e foi por isso que tivemos que nos retirar. Tomamos a decisão certa”, disse o técnico do Nourine, Amar Ben Yaklif, à mídia argelina.
O conflito israelense-palestino se arrasta há décadas, com as tensões crescendo novamente este ano, à medida que os confrontos em Jerusalém, cidade disputada por ambos os lados, causam confrontos transfronteiriços.
Atletas de outros países, incluindo Irã e Egito, também se recusaram anteriormente a competir contra israelenses.